ENSINO RELIGIOSO E FORMAÇÃO DOCENTE: NARRATIVAS DE

Raimundo Márcio Mota de Castro, Sueli Teresinha de Abreu Bernardes

Resumo


A formação docente tem ocupado grande destaque no debate educacional. No que se refere ao Ensino Religioso o tema apresenta-se desafiador. A Lei nº 9475/97 que deu nova redação ao artigo 33 da LDB nº 9394/96, encarregou os sistemas de ensino de habilitarem professores de Ensino Religioso. Este artigo, parte da dissertação defendida no Programa de Mestrado em

Educação da Universidade de Uberaba, analisa a experiência de formação docente para esse

componente curricular, a partir das narrativas de três professoras que atuam na rede estadual

de ensino, no município de Uberaba. O referencial teórico-metodológico apóia-se em

Benjamim (1994), Ludke e André (1986), Vaz, Mendes e Maués (2001), Freire (2001, 1993) e

Oliveira (2007). Ao refletir sobre as narrativas das professoras percebe-se que a formação

docente para o Ensino Religioso apresenta-se desafiadora, uma vez que se faz necessário a

construção de uma identidade epistemologia para esse componente curricular, o que vem a

dificultar uma construção de uma identidade formativa para os professores que atuam na área.

 

Palavras-chave: Formação docente. Ensino Religioso. Narrativa.


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