O PROFESSOR E CULTURA CORPORAL DA DANÇA NA ESCOLA: UMA POSSIBILIDADE PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA

Josy Amélia Silva, Sumaia Barbosa Franco Marra, Eder Teixeira Piau

Resumo


Estudos apontam a importância e possibilidade da dança como parte da cultura corporal da Educação Física Escolar (EFE), entretanto os professores continuam priorizando outros conteúdos e apoiando-se nas dificuldades e incompetências para ministrá-la nas aulas regulares. Nesse sentido, o objetivo geral do presente estudo é investigar como a dança vem sendo contemplada nas escolas de Coromandel/MG e quais suas possibilidades e limites enquanto conteúdo da EFE e, mais especificamente, 1) saber como a dança insere-se no contexto escolar e de que forma é ensinada nas aulas de EFE, assim como os motivos pelos quais é ou não contemplada e as dificuldades/possibilidades para sua implementação; 2) experimentar uma Estratégia de Ensino sobre dança nas séries iniciais do Ensino Fundamental da "Escola Estadual Osório de Moraes"; 3) proporcionar um momento de debate sobre o processo vivenciado com todos os professores envolvidos no estudo.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.