ENSINO POR COMPETÊNCIAS E HABILIDADES EM LÍNGUA PORTUGUESA: DO DESEMPENHO REAL À NECESSÁRIA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Nilza Consuelo Alves Pinheiro GPEFORM-UFTM

Resumo

Que cenário, atualmente, serve de figura-fundo para caracterizar a educação brasileira: Excelência? Fracasso? As avaliações externas e a mídia têm apontado indicadores de fracasso no ensino brasileiro. Por exemplo, na edição nº 877, de 27.09.2006, a Revista Exame trazia, em sua capa, a manchete: “Um estudo inédito do Banco Mundial sobre a qualidade da educação coloca o Brasil na última posição entre os países emergentes”.Posteriormente, em 2007, a manchete da Folha de São Paulo do dia 08 de fevereiro estampava: “Educação do país piora em dez anos”. Também, dados do Ministério da Educação – MEC – sobre os resultados da Prova Brasil/2007 indicam que as médias nacionais dos alunos do 5º e do 9º ano do ensino fundamental, em Língua Portuguesa, em uma escala de proficiência de 125 a 375, são, respectivamente, 171,40 e 228,93.

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