O PROFESSOR E CULTURA CORPORAL DA DANÇA NA ESCOLA: UMA POSSIBILIDADE PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA

Josy Amélia Silva, Sumaia Barbosa Franco Marra, Eder Teixeira Piau

Resumo


O presente estudo trata da cultura corporal da dança como conteúdo da Educação Física Escolar. O interesse em desenvolver um trabalho científico que disserte sobre a mesma adveio de experiências com a prática da capoeira e dança, assim como os estágios supervisionados e discussões travadas nas disciplinas de Prática de Ensino na Graduação. O que mais nos instigou foi o fato da dança, quando aparece no contexto escolar, relaciona-se a comemorações festivas como dia das mães, festa junina, festa de fim de ano, entre outras.
Diante desta constatação e acreditando que a dança é um conteúdo relevante da Educação Física, optamos por desenvolver esta pesquisa na tentativa de encontrar respostas fidedignas e/ou justificativas que nos ajudassem a entender a dança no contexto escolar e como linguagem historicamente construída.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.