ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA

Autores

  • Rosana C.R. Andrade UNIMONTES
  • Andréa Maturano Longarezi UNIUBE

Resumo

Este trabalho problematiza questões, sobremodo significativas, relacionadas ao objeto de estudo de um projeto de dissertação que vem se delineando no âmbito do mestrado. Tal pesquisa tem como objetivo analisar em que medida o Estágio Supervisionado, desenvolvido no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes – vem contribuindo para a superação da dicotomia teoria e prática na preparação do acadêmico, na sua formação inicial, e do professor/colaborador, em formação continuada. O estágio supervisionado vive um momento de redefinição de sua finalidade no atual contexto sócio-educativo na Unimontes. A pesquisa está inicialmente embasada em alguns teóricos que tratam da temática da formação de professores, tais como: Pimenta (2004), Schon (1998), Tardif (2002), Nóvoa (1992). Ademais, fazem parte do corpus teórico da pesquisa, autores que vêm discutindo a relação teoria-prática, tais como: Vieceli (2006), Diniz (2006), Perini (2006), Hissa (2004), Campos (2004), Mendes (2005), Lima (1995), Freitas (1992), entre outros. Para o desenvolvimento da pesquisa será realizado um levantamento bibliográfico com o intuito de explorar os estudos e pesquisas que tratam da relação teoria-prática na formação profissional. Ainda serão utilizados como procedimentos de coleta de dados entrevistas, aplicação de questionários e análise documental, além de observação sistemática do campo a ser investigado. Os sujeitos envolvidos na pesquisa são discentes do 7.° período de Pedagogia da Unimontes e professores colaboradores das escolas de estágio. Espera-se que os resultados possam desencadear discussões e análises do Projeto Pedagógico do Curso e contribuir para a construção de projetos de estágio supervisionado, desencadeadores da formação inicial e continuada de professores.

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