PESQUISANDO AS CONCEPÇÕES DOS FUTUROS PROFESSORES SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Autores

  • Janete Aparecida Pereira Melo UNIUBE-PPGE/FE/UFU
  • Rejane Maria Ghisolfi da Silva IQ/PPGQ/PPGE/FE/UFU

Resumo

A proposta deste trabalho é investigar como alunos de um curso superior de Pedagogia, na modalidade a distância, concebem as tecnologias de informação e comunicação – TIC’s – e compreendem a sua utilização em sala de aula. O estudo foi realizado durante as aulas ministradas nos encontros presenciais em Cariacica/ES, em Uberaba/MG e em Nova Granada/SP. Nessa investigação utilizamos da observação e dos relatos dos alunos como instrumentos para compreendermos a interpretação desses alunos sobre a temática. O estudo da temática em cursos de formação de professores torna-se essencial para que esses futuros profissionais da educação, estejam conscientes dos limites e das possibilidades da utilização de tecnologias na sala de aula. O estudo demonstrou a clara concepção e compreensão dos alunos sobre a temática. Elencando-a como um recurso disponível para melhoria do processo ensino-aprendizagem e formação do profissional da educação. A idéia, bastante difundida, de que as tecnologias são uma ameaça ao professor não obteve apoiadores. Em contrapartida, pode-se inferir que os alunos têm consciência de que é imprescindível a formação continuada com ênfase nas tecnologias.Palavras-chave: tecnologias de informação e educação, formação de professores, Educação a Distância.

Downloads