A FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM REDE: uma proposta aplicada ao contexto da EAD – o caso da UNIUBE

Elisa Maria Maças Fernandes de Castro Filgueiras

Resumo


Este trabalho teve como objeto de estudo o modelo realizado na web com foco nos fundamentos da lógica virtual e da formação de educadores para atuar na modalidade a distância. Apresenta as possibilidades e desafios do processo de formação de educadores realizado em ambiente virtual, em Rede, tomando-se por base a experiência da formação de preceptores para atuarem nos cursos de graduação a distância da Universidade de Uberaba. A pesquisa foi realizada com 20 pessoas que participaram do processo de formação. A pesquisa teve uma abordagem dialética e foi do tipo estudo de caso. Teve como objetivo : descobrir e mostrar os desafios a serem vencidos, visando à vivência da cultura da educação a distância, em rede. Foram analisados os parâmetros da vivência de processos realizados em Rede e sua intenção relacionados à situação da UNIUBE nesse contexto. Os resultados sugerem que há um tempo de profundas mudanças no processo de interação, de comunicação, de ensino-aprendizagem e de formação, sinalizando a necessidade de que se continuem as investigações nessa área a fim de que possa haver atendimento às demandas considerando-se os perfis de alunos, de educadores e as características de uma sociedade do conhecimento, conectada em Rede.

Palavras-chave: Formação de professores. Educação em Rede. Educação a distância desafios


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