O FORMADOR DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS: SUA PROFISSIONALIZAÇÃO E SEU TRABALHO DOCENTE

Autores

  • Váldina Gonçalves da Costa UNIUBE

Resumo

A pesquisa, em andamento, tem como eixo norteador a Formação de Professores e como objeto de estudo os Formadores de Professores de Matemática o estado de Minas Gerais, que são os nossos sujeitos, tenham eles Formação em matemática ou não. Pretendemos identificar, verificar, analisar e discutir a formação do Formador de Professores de Matemática do Estado de Minas Gerais. Para tanto realizamos uma consulta análise no site do MEC e posteriormente INEP para identificar instituições que possuem curso de Licenciatura em Matemática e aplicamos um questionário junto aos professores, voltado para alguns eixos: a formação dos formadores e aspectos ligados a sua carreira, profissionalização, condições de trabalho e prática de sala de aula. Apresentamos as problemáticas e os embates vividos no processo da pesquisa, de modo a fazer considerações metodológicas. Com os estudos de Imbernóm, Tardif, Belleirot, Contreras, dentre outros, estamos fazendo a revisão bibliográfica sobre formação de professores e alguns questionamentos estão sendo feitos não com o intuito de esgotar todos os itens, mas com intenção da pesquisa contribuir para conhecer a formação e o trabalho desses professores. Nosso estudo sinaliza que o formador de professores de matemática deve reunir condições mínimas de profissionalidade e que isso perpassa ação transformadora do professor, em introduzir mudanças nos parâmetros metodológicos e epistemológicos em que apóia sua prática.Palavras-chave: Formação de formadores, licenciatura em matemática, profissionalidade.

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