ENTRE TEIAS E TELAS: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA UNIVERSIDADE DE UBERABA

Suemi Hamada de Morais Silva, Ana Maria Faccioli de Camargo, Sueli Teresinha de Abreu Bernardes, Martha Maria Prata Linhares

Resumo


O exercício de pensar e discutir o ensino e a aprendizagem para desenvolver a prática pedagógica nos
cursos de graduação é realizado entre alguns de seus professores e uma equipe da área de educação.
Isso se dá, entre outros meios, através de um curso de atualização — O Fazer e o Pensar no Cotidiano da
Sala de Aula — âmbito de nossa pesquisa e uma das dimensões do programa de formação continuada de
educadores da Universidade de Uberaba. [1]
Devolver a educação, dentro e fora da sala de aula, ao desafio do diálogo e criar métodos e meios para
que ela se realize sempre como uma relação, dentro de ritos proveitosos em que a troca seja a norma, é a
proposta desse curso. Partindo de um pensamento buberiano, dizemos que a realidade da existência
humana é a experiência da relação. Pensamos que essa relação pode ser descortinada em todos os
momentos do fazer pedagógico e do pensar a prática docente sem perder de vista a teia mágica que a
entrelaça, a arte.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.