FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS DÉCADAS DE SETENTA E OITENTA DO SÉCULO XX NO COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS DORES: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE

Alexandre A Cardoso, Dirce Maria Garcia

Resumo


O presente trabalho de pesquisa é parte de uma pesquisa histórico-política mais ampla e se desenvolveu junto ao Colégio Nossa Senhora das Dores em Uberaba, Minas Gerais. Este buscou analisar a história do curso de formação de professores (extinto magistério) que se desenvolveu nessa instituição, durante as décadas de setenta e oitenta do século passado, e as influências das políticas educacionais, nacionais e estaduais, na organização e no desenvolvimento do curso.

Justifica-se este trabalho pela importância do debate suscitado sobre a problemática da formação de professores como uma das condições para a melhoria do processo educacional e do sistema de ensino em sua totalidade, como pela possibilidade de levantar dados concretos sobre como se deu a formação de professores no referido período. Justifica-se também este estudo pela escassez de pesquisas e trabalhos escritos e disponíveis sobre a historia da educação local, mais recente, principalmente sobre a formação de professores. Esta escassez configurou uma das maiores dificuldades para o desenvolvimento desta pesquisa.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.