POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: NOVOS DESAFIOS, VELHAS INDAGAÇÕES

Autores

  • Anderson de Brito Rodrigues UFG
  • Jaqueline Veloso Portela de Araújo UFG

Resumo

As transformações que vêm ocorrendo no contexto brasileiro em decorrência da reestruturação produtiva, de uma nova etapa de acumulação do capital, e do reordenamento do Estado, têm provocado alterações significativas tanto no mundo do trabalho, quanto nas relações entre os indivíduos. Essas modificações têm causado também mudanças no cenário educativo, o qual nas últimas décadas tem enfrentado um redimensionamento tanto nas políticas educacionais quanto nas práticas pedagógicas. O presente trabalho procura discutir algumas questões acerca da formação docente no contexto atual das reformas educacionais, a partir do entendimento das relações que se estabelecem no emaranhado das políticas públicas educacionais e suas interferências no trabalho docente, assim como as suas implicações na constituição de um projeto educativo que considere o professor como sujeito de sua prática e, sobretudo, de sua formação. Por entender a educação como prática social inserida nas diversas relações humanas, e o ato educativo como ação produtora de aprendizado, e, portanto, dotado de sentido e intencionalidade, estabeleceremos um diálogo com a formação docente a partir do escopo das políticas educacionais, diálogo este mediatizado por elementos sociológicos, econômicos, políticos e culturais entre outros.Palavras-chave:  formação de professores; reforma educacional; competência.

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