A MEDIAÇÃO DIDÁTICA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA – EAD: A OFERTA MINEIRA

Djalma Gonçalves Pereira

Resumo


O desenvolvimento tecnológico e a evolução da Internet, a partir da segunda metade do século XX, aliado à abertura proporcionada pela LDB/96, fez o ensino a distância tomar força e ocupar lugar de destaque na educação brasileira, especialmente na formação de professores. A mediação didática possibilitada pela incorporação dos recursos tecnológicos nessa modalidade de ensino necessita ser pesquisada, a fim de que se possa averiguar como o aluno aprende nesse ambiente educacional. Este estudo tem como objeto a mediação didática no processo ensino-aprendizagem nos cursos de Licenciatura em Matemática, modalidade EaD. Visa compreender como ocorre o processo ensino-aprendizagem na formação do professor de matemática da educação básica e identificar quais são as ferramentas, ocasiões, atores envolvidos, atividades e as interrelações que se estabelecem. Selecionamos para estudo a Universidade Aberta do Brasil, e a Universidade de Uberaba, considerando que a amostra permitirá alcançar o objetivo ao trabalhar com elementos que tem características similares às nacionais, dada a diversidade cultural, social e geográfica apresentada nas regiões mineiras. Optou-se por uma abordagem qualitativa e tem como referencial teórico Vigostky (1998), Vigostky Luria, e Leontiev (2010). A pesquisa encontra-se em estágio inicial de aprofundamento teórico acerca do objeto de estudo e de levantamento de dados para definição dos pólos onde será realizada a pesquisa e dos sujeitos a serem investigados.

Palavras-chave: Mediação didática. Educação a distância. Formação do professor de matemática.


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