HISTÓRIA E MEMÓRIA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PATOS DE MINAS/MG: 1948-1997

Humberto Corrêa dos Santos, José Carlos Souza Araújo

Resumo


O presente estudo tem por objeto uma pesquisa histórico-educacional sobre o processo de criação e expansão das escolas municipais rurais de Patos de Minas, MG, a partir da década de 40 do século passado até o final de 1997, quando suas atividades são encerradas em função das políticas públicas de nucleação das escolas municipais rurais. Problematizando: em que perspectiva essas edificações, bem como o ensino contribuíram para a alfabetização e o associado lazer no meio rural de Patos de Minas? Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa com fontes primárias, em particular a legislação educacional, os regulamentos, as atas da Câmara Municipal, as plantas arquitetônicas, os programas de ensino vigentes, fotografias, história oral temática e historia de vida. A pesquisa bibliográfica a respeito da história local, regional, estadual e nacional é um importante auxílio. Os resultados dessa pesquisa ainda são parciais. Em síntese, a pesquisa propõe conhecer e investigar a história e as memórias das escolas municipais rurais do município em apreço, que no seu conjunto foi parte significativa para a educação do homem do campo, e que hoje se perde em ruínas em razão das intempéries, bem como pela mudança de função do prédio escolar, da crescente política de urbanização que veio dar centralidade à cidade em detrimento do campo.

Palavras-chave: Educação Rural. História e Memória. Escolas Municipais de Patos de Minas, MG.


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