NOVA POLÍTICA DE ATENÇÃO À SAÚDE DO SERVIDOR: ASPECTOS EDUCATIVOS E UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO

Autores

  • Joelma dos Reis Soares de Moura UNIUBE

Resumo

A pesquisa em andamento visa identificar as contribuições que o Projeto Re-construção de um Viver oferece para a formação do trabalhador da educação como novo aposentado. Para tanto será realizada pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, com abordagem quanti-qualitativa (GIL, 1991). Como procedimento será feito levantamento dos materiais referentes ao Projeto citado; as ementas de cada um dos 13 módulos do curso de preparação para aposentadoria; material produzido pelos participantes do curso desde 2009 a 2011(avaliações, painéis e fichas), anotações referentes às reuniões dos profissionais que compõe o Programa (preparação, planejamento e execução), relatórios, memorandos, legislação e outros documentos pertinentes ao problema. Em seguida, estes materiais serão categorizados para que se proceda à análise de conteúdo conforme Franco (2008), em conjunto com a leitura cruzada de teóricos como Bauman (1995; 1998; 2004; 2005); Harvey (1989); Tardif (2008); Zanelli, Silva e Soares (2010); dentre outros. Como auxílio na compilação dos resultados poderá ser usado recursos de sistema de informação como Windows/Excel. A pesquisa apresenta ainda como pressuposto que o curso em questão oferece subsídios, informações relevantes e suporte interno, por meio de um processo educativo e de reflexão, para que o profissional da educação possa avaliar e decidir sobre sua aposentadoria, considerando sua melhor qualidade de vida.Palavras- chave: Educação não formal. Avaliação. Formação.

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