O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR: LIMITES E POSSIBILIDADES

Autores

  • Betânia Magela Pereira Silvoni UNIUBE
  • Luciana Beatriz de Oliveira Bar de Carvalho UNIUBE

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os diversos referenciais teóricos a fim de ater considerações significativas acerca da inferência tecnológica na Educação e seus impactos sociais. Atualmente, as novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) vem ocupando um lugar de ênfase em todos os segmentos profissionais da sociedade, inclusive em conjectura educacional educacionais encontradas A metodologia utilizada compôs-se por revisão bibliográfica, fundamentado em Bastos (1997); Miranda (2007); Pretto (1996) sendo análise de literaturas e periódicos sobre a temática exposta, publicados no período de 1978 a 2011, a qual ocorrera de maio a agosto de 2011. Tal investigação bibliográfica permitiu ampliar ainda mais a pesquisa abordando as implicações que esta faz-se presente nas práticas pedagógicas dentro da escola e as dificuldades encontradas pelos profissionais da educação em estarem desenvolvendo atividades pedagógicas juntamente com a utilização de ferramentas tecnológicas da informação e comunicação. Desse modo, pode-se considerar finalmente, por meio deste, que há a necessidade de questionar-se os recursos tecnológicos como meios de informação e comunicação que veiculam conteúdos pedagógicos sob formas monofônica e monológica, sendo que mais importante do que a tecnologia, é a práxis do educador para com os educandos e vice-versa, o que confere sentido e significado à comunicação.Palavras-chave: Tecnologias da Informação, Comunicação, Educação.

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