OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO POPULAR

Autores

  • Antonio Geraldo A. Ribeiro UNIUBE
  • Valéria Oliveira Vasconcelos UNIUBE

Resumo

Este trabalho buscou analisar os fundamentos teóricos básicos da Educação Popular no Brasil, destacando sua importância, uma vez que, de sua atuação, resultaram muitas conquistas políticas, econômicas e sociais não só no país, mas em toda a América Latina, através de lutas das camadas populares, conscientizadas via modelos educacionais progressistas, e organizadas em movimentos sociais. Seu objetivo foi pesquisar os fundamentos da Educação Popular no Brasil, a partir de três autores considerados básicos para sua estruturação. FREIRE (1982, 1987 e 2000), BRANDÃO (1997) e FIORI (1967) discutiram e problematizaram os desafios concretos da Educação, como forma de articulação das lutas populares pela transformação das realidades sociais opressoras no Brasil. A obra de Freire, Brandão e Fiori denuncia a Educação tradicional como alienadora das massas populares. Os autores propõem uma Educação progressista, libertadora, que busque o resgate da cidadania, via conscientização escolar. É de extrema importância a Educação Popular, para atendimento das classes sociais que sofrem todo tipo de exclusão.Palavras-chave: Educação Popular. Realidades sociais. Resgate de cidadania.

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