ROUSSEAU E O PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Vanessa Ferreira Silva UNIUBE
  • Mônica C. Medeiros Freitas UNIUBE
  • Gustavo Araújo Batista UNIUBE

Resumo

O presente estudo traça uma pequena amostragem da história da alfabetização brasileira, situando os principais marcos históricos que se recorreram neste contexto, desde a chegada dos jesuítas ao despontamento da concepção pedagógica “escola nova”.A dificuldade que o Brasil enfrenta no que diz respeito à educação, não é de agora, Saviani, (2008) ressalta com clareza, que desde o século XIX o investimento do Estado na educação se dá em percentual minoritário em relação a outros investimentos, o que mostra o grande déficit histórico que o país veio acumulando na educação.Guiados pela necessidade de refletir sobre a alfabetização de crianças, aqui designada “alfabetização infantil”, visto que abordaremos o termo infantil, pensando em indivíduos na faixa etária dos 6 aos 8 anos de idade, colocando-se um olhar central sobre as mesmas, enquanto ser responsável por todo processo deste estudo, traremos para a discussão as contribuições dos pensamentos pedagógicos de Rousseau enquanto defensor da educação para a infância e assim buscaremos a luz de suas teorias discutir a alfabetização infantil levando em consideração seus ideários para temática muito debatida em nossas unidades escolares.

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