FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS E DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD EM MG: O FOCO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM

Marilene Ribeiro Resende, VANIA MARIA OLIVEIRA VIEIRA

Resumo


Os cursos de graduação na modalidade de educação a distância (EAD) são hoje uma realidade no Brasil. Há vários indícios disponíveis em toda parte que demonstram esse fato: cresce exponencialmente o número de instituições que oferecem algum tipo de curso a distância; o número de cursos e de disciplinas ofertados; de alunos matriculados; de professores que desenvolvem conteúdo e passam a ministrar aulas a distância; de empresas fornecedoras de serviços; crescem as tecnologias e o seu uso na mediação pedagógica nesses cursos; aumentam as pesquisas que tratam dessa temática, abordando os mais diferentes aspectos.
Vários são os fatores que levaram a essa expansão vertiginosa, como nos mostra Barreto (2010): as políticas de formação capitaneadas pelos organismos internacionais que apregoam a liberalização da educação como um setor produtivo importante e que, portanto, deve ser aberto à comercialização; a necessidade de democratização do ensino pela via da educação a distância que pode permitir, com menor custo, o acesso dos grupos que não tiveram o privilégio de usufruir das oportunidades oferecidas. Outro aspecto apontado pela autora é o avanço das tecnologias de informação e de comunicação (TIC). Com relação à expansão, no caso específico da formação dos professores, não se pode esquecer que ela está associada, também, à exigência de curso superior para a atuação profissional. (Art. 62 da Lei 9.394 – LDB de 20 de dezembro de 1996, regulamentado pelo Decreto no 3.276, de 6 de dezembro de 1999)

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