GÊNERO E O CORPO NA INFÂNCIA: UMA ANÁLISE DA INCORPORAÇÃO DE GÊNERO NAS PRÁTICAS CORPORAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Mário Moreno Rabelo Silva UNIMEP
  • Maria Nazaré da Cruz UNIMEP

Resumo

Durante minha trajetória acadêmica no âmbito do curso de graduação em Educação Física participei de projetos de pesquisa que abordavam temas como: iniciação esportiva e treinamento, prática pedagógica, políticas públicas e gênero naescola. Este último, por sua vez, me despertou maior interesse, por ser um assunto instigante, embora tal tema seja relativamente discutido no meio acadêmico. Recentemente, alguns grupos e núcleos de pesquisas têm feito esforços paradesenvolver estudos sobre o tema e dar visibilidade a ele no meio educacional, tais como: GEERGE (PPGE/ UFRGS); NIGS (PPGAS/UFSC), GPCE (PPGEF / Unicamp), Grupo de Trabalho da ANPED “Gênero, Sexualidade e Educação”, entre outros.

Downloads