A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DE J. C. LIBÂNEO E S. L. SHULMAN.

Autores

  • Neire Márcia da Cunha UNIUBE
  • Orlando Fernandéz Aquino UNIUBE
  • Maria Célia Borges UFTM

Resumo

A redação deste artigo nasce como resultado de dois fatores condicionantes: a nossa experiência como professores do Curso de Pedagogia a Distância da Universidade de Uberaba (UNIUBE) e os debates sobre a obra didática de autorescomo J. C. Libâneo (1994, 2005, 2008a, 2008b, 2010) e S. L. Shulman (2005) no contexto da disciplina “Tópicos especiais de didática” do Programa de Pósgraduação em Educação da UNIUBE-MG. O estudo da obra desses autores nos tempermitido repensar melhor a nossa a prática pedagógica ligada a um contexto universitário específico na EaD, e, consequentemente no aperfeiçoamento dessa prática.O dito contexto é o Curso de Pedagogia, na modalidade EaD, da Universidade de Uberaba, especificamente sob a forma do currículo três. O Curso está organizado em sete etapas. Cada etapa conta com uma carga horária de 500 horas em média, perfazendo um total de 3503 horas, divididas entre atividadespresenciais e a distância. Dessa carga horária (3503 horas), segundo a organização curricular do referido curso, são destinadas 48% das horas (1665) para as atividadesdenominadas Teóricas que se constitui do referencial teórico dos vinte e quatro componentes curriculares específicos (exe. Sociedade e Trabalho; Pensamento e Linguagem; Desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático da criança, entre outros), distribuídos nas etapas. A cada início de etapa os alunos recebem o material de apoio para os estudos à distância: os livros/apostilas nos quais fazem suas consultas, suas leituras, suas releituras, suas abstrações e alguns dosexercícios de apoio à aprendizagem, referentes a cada um dos componentes. O material, em sua grande maioria, foi escrito por professores da própria Universidade.

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