A REALIDADE DAS AULAS DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: MOTIVOS DO DESINTERESSE DOS ALUNOS

Autores

  • Patrícia de Oliveira Branquinho IFTM/Uberaba
  • Nathália dos Santos Freitas IFTM

Resumo

Ao participarem das atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) realizada em uma escola da rede pública estadual, em Uberaba-MG, que atende cerca de 530 alunos entre o Ensino fundamental, o Ensino Médio regular e a Educação de jovens e adultos (EJA), nos períodos matutino, vespertino e noturno, os estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Sociais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – CampusUberaba, identificaram um desinteresse dos alunos do ensino médio da escolacampo em relação à disciplina ‘Sociologia’.Esse fato levou os licenciandos a se interrogarem sobre quais seriam os motivos desse desinteresse. Para auxiliá-los na busca desse conhecimento, os estudantes do IFTM respaldaram-se na teoria oferecida por Handfas e Teixeira, emseus estudos sobre a resistência dos alunos à disciplina ‘Sociologia’.

Downloads