RELAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS POPULARES E PEDAGOGIA

Autores

  • Maria Beatriz de Sousa Silva UNIUBE
  • Valéria de Oliveira Vasconcelos UNIUBE

Resumo

Esta pesquisa de Iniciação Científica teve o objetivo de investigar algumas formas de apropriação da educação e da cultura popular em escolas da cidade de Uberaba. Buscou-se analisar como a educação e as manifestações artísticas populares (principalmente a Congada e o Moçambique) se manifestam nas escolas, analisando as relações entre estas manifestações e a Pedagogia. Os movimentos de Congada e Moçambique são historicamente herdados da raça negra, apesar de várias pessoas de outras etnias participarem dos mesmos, isso devido ao convívio entre raças e à admiração por culturas distintas. Para o aprofundamento da investigação foram feitas entrevistas com profissionais da educação e um dirigente de movimentos da cultura afro. O ponto-chave da pesquisa foi investigar como essas culturas populares chegam até as instituições de ensino e, se não chegam, por qual motivo. Foi analisada, ademais, a viabilidade de inseri-las nas mesmas.

Downloads