ENTRE GESTOS E PRÁTICAS: LEITURAS DE MÃES, PROFESSORAS E

Ana Maria Esteves Bortolanza

Resumo


Este trabalho apresenta parte da pesquisa da tese de doutorado

Entre gestos e práticas: leituras de mães, professoras e meninas de um Centro de Referência Down, defendida em fevereiro de 2010, no Programa de Pós-Graduação em Educação, UNESP, campus de Marília. Foram analisadas práticas de leitura de mulheres de um Centro de Referência Down (CRD). O estudo apontou a invisibilidade que as práticas de leitura, especificamente os gestos de leitura das meninas com Down, têm para Centro de Referência. Trata-se de estudo de caso de caráter etnográfico realizado por meio de entrevistas individuais com três professoras, três mães e três meninas; observações formais em atendimentos pedagógicos e terapêuticos e observações informais nos na saladas mães, biblioteca, pátio, sala multidisciplinar, secretaria e corredores; análise documental do Projeto Político Pedagógico e registro fotográfico de situações de leitura, escritos e objetos de leitura. Os procedimentos de pesquisa foram executados no período de novembro de 2007 a setembro de 2008.


Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.