PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE O MANUAL PROPOSTO COMO SUBSÍDIO PARA IMPLANTAÇÃO DA RÁDIO ESCOLAR

Autores

  • Luís Fernando Ribeiro de Oliveira UNIUBE

Resumo

Este artigo faz um recorte da pesquisa, que neste momento, está sendo realizada no Programa de Mestrado da Universidade de Uberaba – MG, com o título: Vozario no ar: poder simbólico e reprodução, uma análise das relações que envolvem o projeto rádio escola. Um dos vértices dessa pesquisa foi concebido com a intenção de compreender porque as escolas uberabenses estão encontrando dificuldades na implantação do Programa do Governo Federal – Mais Educação – especificamente, o macrocampo educomunicação dentro da atividade rádio escolar, uma vez que existe um subsídio conhecido como Manual Passo a Passo para implantação do programa em ambiente escolar. Para esta pesquisa a Escola Estadual Frei Leopoldo de Castelnuovo foi escolhida por ser a primeira rádio escola a iniciar o processo de implantação pós-lançamento do programa na cidade de Uberaba. Para tanto, utilizou-se as pesquisas bibliográfica e documental para comparar a proposta sugerida pelo Ministério da Educação com as propostas que vêm sendo sugeridas através de um vasto arcabouço teórico sobre o tema. Além disso, uma entrevista livre foi feita com os gestores da escola para comprovar, ou não, os resultados obtidos. Tal comparação foi realizada mediante o conceito de educomunicação proposto por Mario Kaplún (1998), apoiado nas teorias de Paulo Freire (1969), Ismar Soares (1999) e outros. O presente trabalho identifica irregularidades no manual passo a passo, sugerido pelo MEC, tanto na compreensão do conceito de educomunicação quanto na sua aplicabilidade provocando, assim, um colapso na implantação e manutenção do programa do governo.   Palavras-chave: Políticas Públicas; Manual; Educomunicação.

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Publicado

2013-10-21

Edição

Seção

GT1: Estado e Políticas Educacionais