A ESTIGMATIZAÇÃO DE ALUNOS AGRESSORES EM SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA ESCOLAR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Telma Aparecida da Silva Santos UNIUBE
  • Fernanda Telles Márques UNIUBE

Resumo

Este resumo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de mestrado, que integra um projeto de pesquisa maior intitulado: “Produção social da diferença e negação da alteridade: um estudo da violência simbólica nas relações escolares”, em desenvolvimento com o apoio do Observatório da Educação- OBEDUC/CAPES. O objetivo do presente trabalho é discutir a questão da estigmatização de alunos agressores em situações de violência escolar ocorridas na Educação Básica, tendo como referência as percepções dos professores. A metodologia empregada consiste na pesquisa bibliográfica, pela qual puderam ser colocados em cruzamento estudos sobre estigmatização e violência simbólica realizados pela perspectiva teórica de Erving Goffman (1982) e Pierre Bourdieu (1975), bem como foram discutidas, a partir de autores como Fante (2005), Abramovay (2002) e Sposito (1998) diversas facetas da relação escola-violência.

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Publicado

2013-10-24

Edição

Seção

GT8: Tópicos Específicos de Educação Escolar