CEU: UM SONHO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

Autores

  • Ticiane Silva Raymundo UNIFESP

Resumo

A conquista da qualidade na educação pública é um sonho almejado há muitos anos em nosso país. O projeto de construção dos CEUs busca responder a esse anseio. Em 2003, na cidade de São Paulo foram construídos os CEUs. O Centro Educacional Unificado (CEU) que será o objeto de estudo do presente trabalho, propõe-se uma discussão sobre a forma escolar e sua relação com as práticas educativas desenvolvidas na escola. Os CEUs representam uma tentativa na construção de uma educação popular de qualidade. Seus prédios oferecem a integração entre 3 unidades educacionais (CEI - Centro de Educação Infantil, EMEI – Escola Municipal de Educação Infantil, EMEF – Escola Municipal de Ensino Fundamental) além de contar com piscinas, quadras poliesportivas, teatro, tele-centro e biblioteca. Foi realizado um estudo de caso numa unidade do CEU, localizada na região leste da cidade. Os resultados encontrados apontam para a necessidade de melhor aproveitamento dos espaços na educação e a necessidade de inovações na pratica pedagógica. Inovar a Escola significa a superação de “padrões” e de “modelos” fortemente difundidos em nossa sociedade, ir além de situações de aprendizagem pautadas na cópia ou em longas exposições orais. Ressignificar a escola, denota a intensão de oferecer mais e melhores oportunidades de aprendizagem. O CEU representa uma resposta positiva na busca da qualidade na educação. Porém, 10 anos de História não foram suficientes para conseguir concretizar seus propósitos. A qualidade na educação necessita de investimentos que estão além da construção de prédios, delineando-se assim, novas linhas de pesquisas educacionais. Palavras-chave: CEU, qualidade em educação, práticas educativas

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Publicado

2013-10-24

Edição

Seção

GT8: Tópicos Específicos de Educação Escolar