CONCEPÇÕES DE ALGEBRA DAS QUESTÕES DO SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – SAEB

Autores

  • Maísa Gonçalves da Silva UNIUBE
  • Maísa Soraia Abud Ibrahim Universidade Federal de Uberlândia / ESEBA
  • Marilene Ribeiro Resende UNIUBE

Resumo

Este trabalho é resultado da primeira etapa do projeto de pesquisa “O Ensino e a Aprendizagem da Álgebra nos anos finais do Ensino Fundamental”, este projeto integra o Programa Observatório da Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - OBEDUC/CAPES. Neste trabalho nosso objetivo é avaliar a concepção de álgebra das questões da prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Considerando o objetivo a ser alcançado, nossa metodologia se baseia na pesquisa bibliográfica e na analise documental das avaliações sistêmicas. Iniciamos nosso trabalho com seleção das questões que envolviam questões algébricas, depois realizamos uma analise das concepções envolvidas nessas questões. Consideramos que as concepções de álgebra e de educação algébrica são fundamental para o professor quando organiza as suas atividades de ensino, assim como para os envolvidos na definição dessas avaliações sistêmicas. A álgebra pode ser percebida como uma ferramenta para tornar o pensamento mais eficiente, uma ferramenta para resolver problemas não só no campo da matemática, mas como em outras ciências. No entanto, ela deve ser percebida como um campo da matemática que possui elementos que a caracterizam como um corpo de conhecimentos, socialmente reconhecido. Palavra chave: Concepções de álgebra. SAEB. Avaliações sistêmicas.

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Publicado

2013-10-25

Edição

Seção

GT9: Educação Básica