O PAPEL CONSTITUCIONAL DA MÍDIA NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA BRASILEIRA

Autores

  • Mellissa Freitas Guimarães UNIUBE
  • Bruna Schlindwein Zeni

Resumo

A presente pesquisa versa sobre a investigação do papel exercido pela Mídia – em seu mais amplo sentido: escrita, televisiva, eletrônica – na construção da cidadania brasileira, tendo em vista a forte influência dos meios de comunicação na vida das pessoas; desde a simples escolha de um produto de higiene pessoal até a opção por determinado candidato à presidência da República. Dessa maneira, através de compilação e revisão de material bibliográfico a partir do método dedutivo, pretende-se a construção de fundamentos teóricos para que toda a comunidade jurídica possa contribuir para que a população, geralmente passiva frente ao que é veiculado na Mídia, torne-se cada vez mais crítica e consciente de seus direitos e deveres. Para tal, passa-se pelos diversos ramos do conhecimento para chegar à conclusão de que a Mídia de fato exerce um papel fundamental na Construção da Cidadania brasileira.Palavras-chave: Mídia, cidadania, Constituição, consciência coletiva, liberdade.

Biografia do Autor

Mellissa Freitas Guimarães, UNIUBE

Graduada em Direito pela Universidade de Uberaba, advogada, especialista em Direito do Estado pela Universidade de Anhanguera Uniderp.

Bruna Schlindwein Zeni

Graduada em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Atualmente é professora de pós-graduação da Universidade Anhanguera Uniderp e analista documental sênior - Thomson Reuters - Editora Revista dos Tribunais.

Downloads

Edição

Seção

Artigos