Chamada de artigos para o dossiê temático da Revista Profissão Docente (ISSN: 1519-0919)

Proposta do dossiê:

As redes de pesquisa constituem um espaço relevante na construção do conhecimento, no empreendimento de processos investigativos solidários e em equipe, na constituição de núcleos de excelência para o desenvolvimento de temáticas afins, na criação e compartilhamento de bancos de dados e, consequentemente, no desenvolvimento acadêmico e pessoal dos seus membros.

            O diálogo permanente entre grupos de referência temática, as redes de troca de ideias, a socialização de propostas e de resultados de investigação são fundamentais para o avanço crítico e criterioso de teorizações, metodologias e inferências.

            Considerando que a pesquisa em rede na área de educação expande-se entre os diferentes programas de pós-graduação e segmentos da sociedade, e desejando comunicar as experiências brasileiras e internacionais, é que se propõe este dossiê.

Os temas pertinentes à temática do dossiê Redes de Pesquisa em Educação são os seguintes:

  • Discussões sobre a criação e implantação de redes de pesquisa.
  • Discussões sobre referenciais teóricos para aporte aos estudos em rede.
  •  Apresentação e discussão de resultados de investigações realizadas em rede.
  • Teorizações e problematizações dos modelos de análise desenvolvidos em redes.
  • Contextualização das redes de pesquisa.
  • Análises epistemológicas e ontológicas de produções bibliográficas de membros de redes de pesquisa.

 

Tipos de textos esperados:

Artigos inéditos escritos por membros de redes de pesquisa em educação sobre seus temas de investigação.

 

Aceitação de artigos

Serão aceitos artigos escritos em português ou, no caso de pesquisadores vinculados a instituições de outros países, em inglês ou espanhol, desde que não tenham sido publicados anteriormente e nem estejam em avaliação para publicação em outro periódico. Solicitamos que os artigos sejam acompanhados de um resumo, um abstract e um resumen.

Poderão se acolhidos até 3 (três) artigos de integrantes de uma mesma Rede de Pesquisa, desde que os autores e coautores não se repitam. Em cada artigo, um dos autores deverá ter o título de doutor.

 

Submissão

As diretrizes para os autores e as normas para submissão e publicação se encontram-se na página online da revista Profissão Docente, que pode ser acessada pelo links abaixo. Pedimos gentilmente que leiam com atenção as seções antes de submeterem os textos.

http://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/index

http://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/information/authors

 

Informações adicionais

O processo de avaliação dos artigos será regido pelos critérios explicitados no site da Revista Profissão Docente, incluindo a avaliação preliminar sobre a pertinência ou não do artigo ao tema do dossiê.

Em uma carta de apresentação, solicitamos aos autores explicitar que o artigo fará parte do dossiê Redes de Pesquisa em Educação e que identifiquem a Rede de Pesquisa da qual são membros.