A METODOLOGIA DE PESQUISA EM ESTUDOS ACADÊMICOS SOBRE PROFESSORES NO PPGE-UNIUBE (2006-2009)

Autores

  • Bruna Piau Reis Universidade de Uberaba
  • Sueli Teresinha de Abreu Bernardes Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v15i33.1005

Resumo

RESUMO: Neste artigo são analisadas dissertações com foco no professor, produzidas no Programa de Pós-graduação em Educação da UNIUBE, no período de 2006 a 2009. Seguindo os passos do método fenomenológico, apresenta-se um trabalho de revisão da produção acadêmica, com leitura completa dos textos e coleta das seguintes informações: tipos e procedimentos de pesquisa e abordagem utilizada. Verificou-se que o estudo de caso é o tipo de investigação mais utilizado e, entre os procedimentos, prevalece a aplicação de entrevistas semiestruturadas, questionários, análise de documentos e observação, com predominância da abordagem qualitativa.Palavras-chave: Pesquisa em educação; Tipos e procedimentos metodológicos; Abordagem de investigação; Professor.

Biografia do Autor

Bruna Piau Reis, Universidade de Uberaba

Aluna do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Uberaba. Bolsista FAPEMIG de iniciação científica; integrante da equipe do projeto de pesquisa "Tipos e procedimentos de pesquisa nas produções sobre o professor na região Centro-Oeste" e da Rede de Pesquisadores sobre Professores(as) do Centro-Oeste - REDECENTRO e do Observatório da Educação Interdisciplinaridade na Educação Básica: estudos por meio da arte e da cultura popular - CAPES-OBEDUC. Área de atuação: pesquisa em educação.

Sueli Teresinha de Abreu Bernardes, Universidade de Uberaba

Doutora em Educação e Mestre em Educação Brasileira pela UFG, Mestre em Ciências e Valores Humanos pela UNIUBE; Licenciada em Filosofia. Professora titular da UNIUBE, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação.Atualmente coordena, no âmbito da UNIUBE, os projetos de pesquisa: Estudos acadêmicos sobre o professor no Centro-Oeste-2010-2014, CNPq, em parceria com UFG, UFMS, UFMT, UFT, UnB, UFU, UEG e UNIUBE e o projeto interinstitucional Perspectivas Interdisciplinares na Educação, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro-campus Uberaba, apoioCNPq/FAPEMIG. É membro do Círculo Latinoamericano de Fenomenologia; do Observatorio Internacional de la Profesión Docente - OBIPD, da Universidade de Barcelona; da Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos, da Federação de Arte Educadores-FAEB e da Rede de Pesquisadores sobre Professores do Centro-Oeste - REDECENTRO. É membro do Conselho Científico e parecerista de diversos periódicos. Tem experiência nas áreas de Arte, Educação e Filosofia, com ênfase nos estudos interdisciplinares e em metodologia da pesquisa qualitativa em educação, dedicando-se, sobretudo, aos seguintes temas: interdisciplinaridade, fenomenologia bachelardiana, filosofia da educação, interações arte-filosofia-educação e estudos sobre o professor.

Downloads

Publicado

2016-05-19

Como Citar

Reis, B. P., & Bernardes, S. T. de A. (2016). A METODOLOGIA DE PESQUISA EM ESTUDOS ACADÊMICOS SOBRE PROFESSORES NO PPGE-UNIUBE (2006-2009). Revista Profissão Docente, 15(33), 8–20. https://doi.org/10.31496/rpd.v15i33.1005

Edição

Seção

Artigos