EDUCAÇÃO E ESCOLA NO IDEÁRIO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÁTICO EM DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA FE/UnB

Autores

  • Maria Conceição Silva Freitas Universidade de Brasília
  • Norma Lucia Neres de Queiroz Universidade de Brasília
  • Luzia Costa de Sousa Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v15i33.1007

Resumo

RESUMO: O presente estudo apresenta resultados parciais da pesquisa sobre a produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, realizada pela Rede de Pesquisadores sobre Professores do Centro-Oeste (Redecentro), envolvendo professores de sete instituições universitárias da Região que vêm desenvolvendo pesquisas na área ao longo dos últimos dez anos. Tem como objetivo identificar as concepções de educação e de escola na perspectiva do Materialismo histórico-dialético (MHD), reveladas nas dissertações produzidas pelo Programa no período entre 2006 e 2009. As dissertações foram analisadas com base no instrumento - ficha de análise - desenvolvido pelo grupo de pesquisadores na perspectiva de três matrizes teóricas: Positivismo, Materialismo histórico-dialético e Fenomenologia. Optamos pela abordagem qualitativa, a partir da análise dos instrumentos de seis dissertações identificadas e consubstanciadas com base na perspectiva do Materialismo histórico- dialético. A análise dos dados identificou: a) pontos de aproximação entre o que foi explicitado nas dissertações sobre concepções de educação e de escola discutidas por estudiosos do MHD e autores dos trabalhos; b) a utilização de autores diferentes dos clássicos do MHD, porém identificados com o método em questão. Palavras-chave: Concepção de Educação e Escola. Formação de Professores (as). Ideário Pedagógico – MHD.

Biografia do Autor

Maria Conceição Silva Freitas, Universidade de Brasília

Professora Adjunta na Universidade de Brasília, Departamento de Teoria e Fundamentos, área de Educação e Trabalho, desde 2010. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (1977); mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense, (1995), doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília, (2005). Vice-Coordenadora da pesquisa da Redecentro: "Formação de professores (as) na região Centro-Oeste", na Universidade de Brasília (2013-2018), onde desenvolve subprojeto de pesquisa "Inserção profissional dos egressos da Pedagogia". Coordenadora pedagógica do Projeto "Tecendo a cidadania no campo: alfabetização de jovens e adultos no Distrito Federal e Entorno" (2012-2014). Desde 2012, orientadora colaboradora no Mestrado Profissional da Universidade de Brasília. Pesquisadora Faperj e docente no Instituto Superior Tecnológico do Rio de Janeiro, da Fundação de Apoio à Escola Técnica, órgão da Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia do Rio de Janeiro (2009). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Trabalho, Formação de Professores, Currículo, Juventude e mundo do trabalho, e, Orientação Vocacional/Profissional e Aconselhamento.

Norma Lucia Neres de Queiroz, Universidade de Brasília

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano (Instituto de Psicologia/Universidade de Brasília - UnB); Mestre em Educação (Faculdade de Educação/ UnB); Graduada em Pedagogia (Faculdade de Educação) e Letras (Instituto de Linguística), ambas realizadas na Universidade de Brasília. Orientadora Educacional (Pedagoga) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Pesquisadora no Observatório da Educação da FE/UnB/Capes na área de alfabetização/letramento, formação de leitores e escritores com alunos do 2º ano do ensino fundamental e suas respectivas professoras em três Regionais de Ensino do DF. Pesquisadora da Redecentro - Rede de pesquisadores sobre professores com 07 universidades do Centro Oeste. Pesquisadora do CEAM-NEAL/CForm/UnB sobre a formação inicial de professores, alfabetização, letramento, leitura, escrita, ensino e aprendizagem da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Docente nos cursos de Pedagogia e Letras nos níveis de Graduação e Pós-graduação nas disciplinas: Língua materna, Processo de Alfabetização, Psicologia de Educação, Estágio Supervisionado, Orientação de Trabalho Final de Curso. Pesquisa e Orientação do TFC nas áreas de Educação Infantil, Ensino fundamental, Educação de jovens, adultos e idosos. Docente no ensino superior a distância (UaB/UnB) nos cursos de Letras e Pedagogia em disciplinas: Projeto Profissional do professor de Letras/Organização do Trabalho Pedagógico, Processo de Alfabetização, Projeto 3 (Pesquisa educacional) e Projeto 4 (Estágio Supervisionado). Na Pós graduação, experiência com a orientação dos Trabalhos de Conclusão de Curso, Professora e Coordenadora no Curso de Especialização de Educação Infantil para professores da SEEDF (FE/UnB/MEC) e participação em bancas examinadoras de graduação, especialização e mestrado. Docente (colaboradora) no Curso de Licenciatura da Educação do campo LEDoC) FUP/UnB e Coordenadora pedagógica do Projeto Tecendo a Cidadania no campo: alfabetização e anos iniciais para jovens e adultos - PRONERA (2007/2008).

Luzia Costa de Sousa, Universidade de Brasília

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, tendo concluído o curso em( 1972. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, ano de conclusão do curso foi 1994. Atualmente é professora da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Atuou como docente (professora Substituta) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Educação a Distancia, tendo atuado como tutora e na elaboração de módulos para curso de especialização em Educação de Jovens e Adultos, promovido pelo SESI/UnB. Foi Tutora nos cursos de Letras, Artes e Pedagogia da UAB/UnB. Atua como professora da disciplina Orientação Vocacional Profissional da Universidade Aberta do Brasil - UAB/UnB no curso de Pedagogia. Tem experiência em pesquisas na área de educação e trabalho e de Avaliação de Políticas Públicas. Áreas de atuação principais: educação profissional, trabalho e educação, ensino profissionalizante e educação de jovens e adultos, ensino médio e educação a distancia, avaliação e formação de professores.

Downloads

Publicado

2016-05-19

Como Citar

Freitas, M. C. S., de Queiroz, N. L. N., & de Sousa, L. C. (2016). EDUCAÇÃO E ESCOLA NO IDEÁRIO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÁTICO EM DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA FE/UnB. Revista Profissão Docente, 15(33), 31–46. https://doi.org/10.31496/rpd.v15i33.1007

Edição

Seção

Artigos