ENSINO SUPERIOR E REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: OS IMPACTOS NO TRABALHO DO PROFESSOR

Autores

  • Rodrigo Roncato Marques Anes Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v15i33.1008

Resumo

RESUMO: Neste artigo, apresentamos uma discussão referente ao trabalho docente no ensino superior, buscando compreender suas transformações e as características que assume frente ao amplo processo de reestruturação produtiva que produziu impactos, políticos e ideológicos, na concepção de universidade, formação e ensino superior. Nosso marco histórico de análise está relacionado ao desenvolvimento do processo de acumulação flexível, instituído na dinâmica da produção capitalista a partir da década de 1980. Analisamos que os princípios instituídos por esta nova organização da produção se associaram ao desenvolvimento da ideologia neoliberal, produzindo repercussões no mundo do trabalho. Ressaltamos que o conhecimento e a universidade se destacam neste tempo histórico, especialmente porque tornam-se força para geração de lucro. E, ao tratar sobre o professor universitário inserido neste contexto, analisamos o seu trabalho, chamando a atenção para a sua condição de proletarização, precarização e adequação aos interesses de mercado.Palavras-chave: Trabalho docente; Universidade; Reestruturação produtiva.

Biografia do Autor

Rodrigo Roncato Marques Anes, Universidade Estadual de Goiás

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás-ESEFFEGO (2006), Doutorado em andamento em Educação pela Universidade Federal de Goiás, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2013), e Especialização em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás (2009). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Goiânia. É membro da Secretaria Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte e membro pesquisador da Rede de Pesquisadores sobre Professores (as) da Região Centro-Oeste (REDECENTRO). Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em Formação de Professores, Educação Física Escolar, Prática Pedagógica, Currículo, Esporte, Lazer e Políticas Públicas.

Downloads

Publicado

2016-05-19

Como Citar

Marques Anes, R. R. (2016). ENSINO SUPERIOR E REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: OS IMPACTOS NO TRABALHO DO PROFESSOR. Revista Profissão Docente, 15(33), 47–60. https://doi.org/10.31496/rpd.v15i33.1008

Edição

Seção

Artigos