PERSPECTIVAS DE EDUCAÇÃO E DE ESCOLA EM PESQUISAS SOBRE O PROFESSOR DO ESTADO DO TOCANTINS: CONSTÂNCIAS E RUPTURAS

Autores

  • Vânia Maria de Araújo Passos Universidade Federal do Tocantins
  • Maria José de Pinho Universidade Federal do Tocantins
  • Ângela Noleto da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Denise Aquino Alves Martins Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v15i33.1009

Resumo

RESUMO: Neste artigo apresentamos um recorte da pesquisa desenvolvida por pesquisadores da Redecentro, ressaltando a análise do ideário pedagógico, evidenciado em dissertações que abordaram a educação no Estado do Tocantins.  O ideário pedagógico foi analisado a partir da relação com a proposta metódica adotada. Após estudo, análise e seleção dos trabalhos, foram identificadas 10 (dez) dissertações defendidas entre os anos de 2006 a 2009, na Universidade de Brasília e na Universidade Federal de Goiás, com o referido tema. A pesquisa documental foi realizada numa abordagem qualitativa, e a análise aponta que, em face das diversas perspectivas metódicas adotadas, foram identificados o anúncio de modificações paradigmáticas e a multidimensionalidade do ideário pedagógico nas pesquisas desenvolvidas no Tocantins nesse período investigado. Palavras-chave: Ideário Pedagógico; Educação; Pesquisa.

Biografia do Autor

Vânia Maria de Araújo Passos, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2011). Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (1995). Especialista em Avaliação Educacional (UnB - 1998). Especialista em Administração Educacional: política, planejamento e gestão (UnB/UNITINS - 1992). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Filosofia e Letras de Araguari, MG (1988). Atualmente é professora do Curso de Pedagogia, da Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT, campus de Miracema. Atua na área Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação, profissionalização e prática docente; avaliação educacional e avaliação institucional.

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em História e graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). É professora Associado e Bolsista Produtividade do CNPq categoria 2. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, política educacional, profissionalização docente, avaliação institucional, Seminário de Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso. É professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura. Leciona no mestrado e doutorado as disciplinas: Metodologia de Pesquisa em Estudos Interdisciplinares; Interdisciplinaridade e Formação Docente. Também é professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação a partir de 2012. Leciona no mestrado a disciplina: Teoria da Educação e Docência universitária. É membro da Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI (RIEC Coord. UB/Espanha). Orienta mestrado e doutorado sobre formação de professores; práticas educativas e política educacional. Na graduação no Curso de Comunicação Social trabalha com as disciplinas Seminário de Pesquisa; Trabalho de Conclusão de Curso e Estudos contemporâneos. Desenvolve pesquisa sobre escolas criativas; educação e formação de professor. Tem livro e capítulos de livros publicados versando sobre o tema Formação de Professor.

Ângela Noleto da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2001) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2009). Atualmente integra corpo docente do colegiado do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus Palmas. Integra Núcleo Docente Estruturante do curso de Pedagogia/Palmas.Participa do grupo de pesquisa REDECENTRO- Pesquisa Inconstitucional sobre formação de professores vinculada à Universidade Federal de Goíás( UFG), Universidade de Brasília ( UNB), Universidade de Uberlândia (UNIUBE), Universidade Federal do Mato Grosso ( UFMT) e Políticas E História em Educação Municipal/UFT. Coordena curso de Especialização Eja na Diversidade e Inclusão Social, parceria UFT/ MEC/ SECADI. Atuou como coordenadora subprojeto PIBID/ Pedagogia/UFT. Esteve vinculada à Secretaria Estadual de Educação do Tocantins dos anos de 2003 a junho de 2013.Atuou como professora substituta na Fundação Universidade Federal do Tocantins durante o segundo semestre de 2010 ao primeiro semestre de 2012. Tem experiência na área de ensino superior presencial e cursos de especialização a distância parceria entre UFT e MEC por meio da plataforma Moodle com ênfase em Ciências Humanas, atuando principalmente nos seguintes temas: novas tecnologias, políticas educacionais, formação de professores, educação e tutor presencial.

Denise Aquino Alves Martins, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1985), especialização na área de ensino pela UFPel (1990), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) na área de formação de professores e doutorado em Educação pela Fae da UFPel (2014). Atualmente é professora adjunta da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT), atuando no Curso de Pedagogia com as disciplinas: Arte/educação, Fundamentos e Metodologia de Ensino da Arte e do Movimento e Teoria dos Jogos e Recreação. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, memórias docentes, experiência estética, narrativas discentes na formação e protagonismo discente/docente.

Downloads

Publicado

2016-05-19

Como Citar

Passos, V. M. de A., de Pinho, M. J., da Silva, Ângela N., & Alves Martins, D. A. (2016). PERSPECTIVAS DE EDUCAÇÃO E DE ESCOLA EM PESQUISAS SOBRE O PROFESSOR DO ESTADO DO TOCANTINS: CONSTÂNCIAS E RUPTURAS. Revista Profissão Docente, 15(33), 61–77. https://doi.org/10.31496/rpd.v15i33.1009

Edição

Seção

Artigos