“OUTROS CAMPOS, OUTROS GAFANHOTOS”: REINVENÇÕES DA ANTROPOLOGIA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Sueli Teresinha de Abreu Bernardes Universidade de Uberaba
  • Fernanda Telles Márques Universidade de Uberaba
  • Leonora de Abreu Bernardes Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v15i33.1013

Resumo

RESUMO: O objetivo deste artigo é analisar a metodologia desenvolvida nas produções acadêmicas sobre a educação básica, defendidas no período (2012-2014) no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIUBE. Sob a perspectiva do método fenomenológico, a análise revelou que há uma significativa relação entre os procedimentos utilizados e o processo investigativo da Antropologia, expressando interação de saberes e reinvenção de trajetórias de pesquisa. Palavras-chave: Procedimentos de pesquisa educacional; Investigação antropológica; Método fenomenológico; Interdisciplinaridade; Educação básica.

Biografia do Autor

Sueli Teresinha de Abreu Bernardes, Universidade de Uberaba

Doutora em Educação e Mestre em Educação Brasileira pela UFG, Mestre em Ciências e Valores Humanos pela UNIUBE; Licenciada em Filosofia. Professora titular da UNIUBE, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação.Atualmente coordena, no âmbito da UNIUBE, os projetos de pesquisa: Estudos acadêmicos sobre o professor no Centro-Oeste-2010-2014, CNPq, em parceria com UFG, UFMS, UFMT, UFT, UnB, UFU, UEG e UNIUBE e o projeto interinstitucional Perspectivas Interdisciplinares na Educação, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro-campus Uberaba, apoioCNPq/FAPEMIG. É membro do Círculo Latinoamericano de Fenomenologia; do Observatorio Internacional de la Profesión Docente - OBIPD, da Universidade de Barcelona; da Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos, da Federação de Arte Educadores-FAEB e da Rede de Pesquisadores sobre Professores do Centro-Oeste - REDECENTRO. É membro do Conselho Científico e parecerista de diversos periódicos. Tem experiência nas áreas de Arte, Educação e Filosofia, com ênfase nos estudos interdisciplinares e em metodologia da pesquisa qualitativa em educação, dedicando-se, sobretudo, aos seguintes temas: interdisciplinaridade, fenomenologia bachelardiana, filosofia da educação, interações arte-filosofia-educação e estudos sobre o professor.

Fernanda Telles Márques, Universidade de Uberaba

Possui graduação em Ciências Sociais - Bacharelado e Licenciatura plena - pela Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP Marília (1993), mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Araraquara (1997), doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Araraquara (2002) e pós-doutorado pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2015). Atualmente e professor/pesquisador da Universidade de Uberaba, atuante no Programa de Pós-graduação em Educação e nos cursos de Medicina, Publicidade e Jornalismo. Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia, com ênfase em Antropologia Jurídica e Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e diversidade, produção social da Identidade/Diferença, violência escolar, gênero e etnicidade, estigmatização social. É líder do Grupo de Pesquisa "Espaços Plurais da Educação" (CNPq-UNIUBE), coordenadora do Grupo de Estudos da Violência Escolar (GEVE) e do Grupo de Estudos Educação para a Cidadania e a Diversidade (GEECIDI), membro do Conselho Editorial da "Revista Jurídica Direito & Realidade" (FUCAMP). É membro efetivo da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) e participa da Rede de Pesquisadores sobre Professores(as) do Centro-Oeste (REDECENTRO).

Leonora de Abreu Bernardes, Universidade de Uberaba

Atualmente é advogada e atua na Sociedade Bisinotto Advogados Associados, faz especialização em Direito Civil e Empresarial nas Faculdades Damásio e um de extensão CapCAR pela Universidade Federal de Lavras. Concluiu o curso de Direito na Universidade de Uberaba (2015) e foi aprovada no exame da OAB no mesmo ano. Fez estágio por meio de concurso na Defensoria Pública de Minas Gerais, na área de Família e Sucessões; fez estágio no Ministério do Trabalho e Emprego de 2012 a 2014 e na 1ª Vara Criminal, no Fórum Melo Viana, no ano de 2012. Concluiu o ensino médio na cidade de Mattoon, Illinois, Estados Unidos, onde viveu um ano a experiência de intercambista. Tem fluência na língua inglesa, com certificação pela Universty of Cambridge, Preliminary English Test, Council of Europe Level B 1. Realizou pesquisa como bolsista FAPEMIG de iniciação científica e como membro da Rede de Pesquisadores sobre o Professor do Centro-Oeste.

Downloads

Publicado

2016-05-19

Como Citar

Bernardes, S. T. de A., Márques, F. T., & Bernardes, L. de A. (2016). “OUTROS CAMPOS, OUTROS GAFANHOTOS”: REINVENÇÕES DA ANTROPOLOGIA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Revista Profissão Docente, 15(33), 115–126. https://doi.org/10.31496/rpd.v15i33.1013

Edição

Seção

Artigos