AS CONCEPÇÕES DE ÁLGEBRA E DE EDUCAÇÃO ALGÉBRICA – uma análise de livros didáticos do 8º ano

Autores

  • Juciane Teixeira Silva Universidade de Uberaba
  • Marilene Ribeiro Resende Universidade de Uberaba
  • Soraia Abud Ibrahim Universidade de Uberaba
  • Florença Fernandes Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v15i33.1014

Resumo

RESUMO: Este texto apresenta a análise das concepções de álgebra presentes nos livros do 8º ano a partir das contribuições de educadores matemáticos nacionais e estrangeiros. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, utilizando uma pesquisa documental, tomando como fonte o livro didático de matemática do 8º ano, adotado pelas escolas da rede municipal de ensino de Uberaba/MG. Foram analisados os volumes de duas coleções indicadas para o período de 2011 a 2015. Foi possível identificar que predominam, nos livros analisados, a concepção “Letrista”, segundo a qual a álgebra é a parte da matemática em que os números são substituídos por letras; e a concepção “Letrista facilitadora”, em que se acredita que o uso de material concreto/manipulativo ajudará na formalização das estruturas algébricas, de acordo com a caracterização de Lins e Gimenez (2001), e as concepções “Linguístico-pragmática”, de acordo com a qual os estudos se iniciam com as expressões algébricas, seguidos das operações e da aplicação de técnicas na resolução de problemas; e “Fundamentalista-analógica”, em que álgebra é um instrumento para a resolução de problemas e cuja abordagem utiliza recursos geométricos-visuais para justificar o transformismo algébrico, segundo Fiorentini, Miguel e Miorim (1993). Ainda que essas abordagens busquem situações mais próximas do aluno, não garantem a relação dialética entre pensamento e linguagem e corre-se o risco de os símbolos, “as letras”, continuarem sem significado, expressando palavras vazias, pois não há ênfase nos aspectos internos de conceitos fundamentais, como o de variáveis.Palavras-chave: Concepções de álgebra. Livro didático. Ensino de álgebra.

Biografia do Autor

Juciane Teixeira Silva, Universidade de Uberaba

É servidora da UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro e tem experiência na área de assessoria administrativa e ensino. É mestre em Educação (2015) pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). É licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (2005), com especialização em Metodologia do Ensino de Matemática pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER(2008). É integrante dos Grupos de Estudos e Pesquisas de Instrução, Desenvolvimento e Educação (GEPIDE) e Desenvolvimento Profissional e Trabalho Docente na Contemporaneidade da UNIUBE. Atualmente desenvolve pesquisas sobre ensino e aprendizagem de Álgebra nas séries finais do ensino fundamental.

Marilene Ribeiro Resende, Universidade de Uberaba

Possui graduação em Licenciatura em Matemática - Faculdades Integradas Santo Tomas de Aquino (1973), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atualmente é professora titular da Universidade de Uberaba, na graduação e na pós-graduação (Program de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado), vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - coordenadora da Comissão Permanente de Processos Seletivos da mesma universidade, coordenadora de Projeto do Programa Observatório da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e desenvolvimento profissional docente, ensino de matemática, ensino de teoria dos números,matemática na licenciatura e na educação básica, educação a distância.

Soraia Abud Ibrahim, Universidade de Uberaba

Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba. Especialista em Educação a Distância (UNIUBE) e Novas Tecnologias No Ensino de Matemática (UFF) . Licenciada em Matemática pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Professora Titular da Universidade de Uberaba nos cursos de Engenharia e Tecnologia na Modalidade Presencial e no curso de Licenciatura em Matemática na Modalidade EAD. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear, Geometria Analítica. Coordenadora do PIBID- Matemática (UNIUBE). Pesquisadora do Projeto do Programa Observatório da Educação(OBEDUC). Participa do Grupo de Estudo GEPIDE

Florença Fernandes, Universidade de Uberaba

Bolsista PIBIC-JUNIOR

Downloads

Publicado

2016-05-19

Como Citar

Silva, J. T., Resende, M. R., Ibrahim, S. A., & Fernandes, F. (2016). AS CONCEPÇÕES DE ÁLGEBRA E DE EDUCAÇÃO ALGÉBRICA – uma análise de livros didáticos do 8º ano. Revista Profissão Docente, 15(33), 127–145. https://doi.org/10.31496/rpd.v15i33.1014

Edição

Seção

Artigos