A DIFERENÇA EM PRIMEIRO PLANO UM PEQUENO PASSO RUMO À INCLUSÃO (PARTE II)

Autores

  • Márcia Aguiar Instituto de Educação da Universidade do Minho
  • José Antônio Afonso Instituto de Educação da Universidade do Minho
  • Sandra Estêvão Rodrigues Instituto de Educação da Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v16i34.1048

Resumo

Neste artigo, propomo-nos relatar o percurso efetuado durante os seis meses de Estágio Curricular da Licenciatura em Educação da Universidade do Minho (UM), que decorreu no ano letivo 2007/2008 no Gabinete de Apoio ao Estudante com Deficiência (GAED)[1], dessa mesma instituição. O Projeto desenvolvido intitula-se A Diferença em Primeiro Plano: um pequeno passo rumo à Inclusão e teve como principais problemáticas a Educação para a Diferença e a Inclusão de alunos com deficiência, pelo que a sua finalidade envolveu a sensibilização e a (in)formação da comunidade académica da UM e do público escolar da cidade de Braga para as referidas problemáticas. Neste âmbito, foram realizadas diversas atividades dentro e fora do campus universitário. A segunda parte deste artigo dá continuidade ao trabalho realizado na Fase de Implementação, focalizando-se, agora, na descrição concreta das atividades realizadas e na explicitação da Fase de Avaliação do Projeto, concluindo com algumas considerações finais. Palavras-chave: Educação, Diferença, Inclusão, Comunidade Educativa. [1] Atual Gabinete para a Inclusão (GPI).    

Biografia do Autor

Márcia Aguiar, Instituto de Educação da Universidade do Minho

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2014). Lecionou em escolas públicas e particulares no Ensino Básico e, em Ensino Superior. Autora de Matemática do Programa Acelera Brasil do Instituto Ayrton Senna. Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do ABC. Sua área de pesquisa está relacionada ao Ensino de Matemática, Ensino de Álgebra e Formação de Professores.

Downloads

Publicado

2017-01-26

Como Citar

Aguiar, M., Afonso, J. A., & Rodrigues, S. E. (2017). A DIFERENÇA EM PRIMEIRO PLANO UM PEQUENO PASSO RUMO À INCLUSÃO (PARTE II). Revista Profissão Docente, 16(34). https://doi.org/10.31496/rpd.v16i34.1048

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)