Simbolizações de professores acerca da formação técnica integrada ao Ensino Médio

Autores

  • Adriana Cristina Ruescas Santana Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS, Brasil Escola Técnica Estadual Tereza Apª Cardoso Nunes de Oliveira
  • Adelina de Oliveira Novaes Universidade Cidade de São Paulo – UNICID, Brasil; Fundação Carlos Chagas

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v18i38.1068

Resumo

Por meio da abordagem psicossocial da Teoria das Representações Sociais, o estudo aqui relatado buscou compreender as simbolizações circulantes entre professores que vivenciaram o processo de implantação do Decreto nº 5.154/04 e da Lei 11.741/08, em uma Escola Técnica Estadual do Centro de Educação Estadual Tecnológica Paula Souza, localizada na Zona Leste da cidade de São Paulo. Os e-mails trocados entre oito professores que trabalham com o Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio (ETIM) em diferentes escolas técnicas estaduais na cidade de São Paulo acerca do ensino médio integrado, associados aos planos de trabalho de professores da referida escola técnica estadual do Centro Paula Souza e um documento produzido de forma colegiada sobre o ETIM pelo Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza compõem o corpus de informações, que foi estudado respeitando-se os procedimentos da análise de conteúdo. Por meio da triangulação das fontes, foram analisadas as categorias temáticas encontradas, com vistas a propiciar a confrontação entre os três diferentes tipos de discursos elaborados pelos docentes. A pesquisa evidenciou um espectro de simbolizações destoantes, o que permitiu depreender a impossibilidade de delimitar uma representação acerca do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, vez que esse não consiste um objeto de representação para os docentes. Com base nas informações analisadas, pode-se afirmar que contribui para tal indefinição do objeto, a ausência de uma política pública de qualificação para os professores, bem como a falta de uma proposta institucional de formação integral para os alunos.

Biografia do Autor

Adriana Cristina Ruescas Santana, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS, Brasil Escola Técnica Estadual Tereza Apª Cardoso Nunes de Oliveira

Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID); professora do ensino técnico no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Adelina de Oliveira Novaes, Universidade Cidade de São Paulo – UNICID, Brasil; Fundação Carlos Chagas

Pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, onde atua na coordenação do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação, como pesquisadora permanente da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente e como membro do conselho científico da Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici. Docente/pesquisadora do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação e do Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).

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Publicado

2018-10-11

Como Citar

Santana, A. C. R., & Novaes, A. de O. (2018). Simbolizações de professores acerca da formação técnica integrada ao Ensino Médio. Revista Profissão Docente, 18(38), 4–22. https://doi.org/10.31496/rpd.v18i38.1068

Edição

Seção

Artigos