GESTOS, POSTURAS E GÊNERO: UMA ANÁLISE DAS IMAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS

Autores

  • Elise Helene Moutinho Bernardo de Moraes PUC-Rio
  • Ariane Franco Lopes da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v16i35.1077

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que maneira as representações de gênero estão sendo veiculadas por ilustrações em livros didáticos do quarto ano do ensino fundamental endereçados às escolas do campo e da cidade. A pesquisa encontra aporte teórico nos estudos de Moscovici (2012) sobre a comunicação de representações sociais e nos estudos de gênero de Scott (1994, 1995) e Louro (1997, 2007). Utilizou-se como procedimentos metodológicos a análise de conteúdo (BARDIN, 1977, BAUER; GASKELL, 2002). As imagens foram classificadas quanto à postura, gestualidade e atividades de trabalho, e comparadas segundo os tipos de livros didáticos. As análises evidenciaram a propagação de estereótipos de gênero e estratégias visuais, posturais e gestuais de representação de gênero.   Palavras-chave: Imagens. Gestos e posturas. Representações de gênero. Livros didáticos. 

Biografia do Autor

Elise Helene Moutinho Bernardo de Moraes, PUC-Rio

Doutoranda em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio. Possui Mestrado em Educação, pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Especialização em Processos Pedagógicos na Educação Básica, pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Ariane Franco Lopes da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutora em Educação (University of Cambridge) e Pós-Doutora em Educação (PUC-SP). É pesquisadora associada do CIERS-Ed/FCC e Professora Adjunta II da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

2017-09-20

Como Citar

Moutinho Bernardo de Moraes, E. H., & Franco Lopes da Silva, A. (2017). GESTOS, POSTURAS E GÊNERO: UMA ANÁLISE DAS IMAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS. Revista Profissão Docente, 16(35). https://doi.org/10.31496/rpd.v16i35.1077

Edição

Seção

Artigos