TRABALHO DOCENTE E FORMAÇÃO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL?

Autores

  • Sonia Lopes Victor Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ivone Martins de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v17i36.1142

Resumo

Este texto visa a compreender aspectos da relação do professor de educação especial com o próprio trabalho, com base na perspectiva do materialismo histórico-dialético. Trata-se de um estudo de caso de professores que participaram do processo seletivo para um curso de especialização. Analisam-se enunciados escritos produzidos pelos professores, a partir de três eixos: a educação especial e o aluno da educação especial; o trabalho docente; a formação como uma necessidade. Das análises destacam-se: o contexto desafiante da escola; a não implicação desses profissionais ao comentar sobre o próprio trabalho; a ausência de uma perspectiva de análise perpassada pelo conhecimento científico e reflexão filosófica; o caráter multideterminado do trabalho docente e a tendência a ver a formação como iniciativa apenas dos professores.

Biografia do Autor

Sonia Lopes Victor, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Ivone Martins de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

2017-12-12

Como Citar

Victor, S. L., & Oliveira, I. M. de. (2017). TRABALHO DOCENTE E FORMAÇÃO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL?. Revista Profissão Docente, 17(36). https://doi.org/10.31496/rpd.v17i36.1142

Edição

Seção

Artigos