A EDUCAÇÃO PREPARA O HOMEM PARA DUAS EXISTENCIAS SUCCESSIVAS: UMA NA TERRA, OUTRA NO CÉO, UM PARADIGMA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM 1872

José Carlos Souza Araujo, Mariana Silva Santos

Resumo


Antonio Marciano da Silva Pontes, natural de Mariana, MG, é o autor da obra que abriga o excerto aqui transcrito, cuja primeira edição é datada de 1872. Trata-se de um manual de Pedagogia para uso dos alunos da Escola Normal da Província do Rio de Janeiro.

Marciano Pontes foi “Diretor da Escola Normal da Província do Rio de Janeiro e Professor vitalício da 1ª. cadeira. Membro do Conselho de Instrucção da Província do Rio de Janeiro e ex-Membro do Conselho de Instrucção do Município Neutro” (PONTES, 1872, p. 1), informações estas contidas no próprio Compêndio, na página de rosto, juntamente com a frase que se apresenta como epígrafe da obra: “A educação prepara o homem para duas existencias successivas: uma na terra, outra no céo” (PONTES, 1872, p. 3).

Texto completo:

PDF

Referências


PONTES, Antonio Marciano da Silva da. Compendio de Pedagogia para Uso dos Alumnos da Escola Normal da Provincia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Typographia de Santos & Oliveira, 1872. p. 6-21.




DOI: https://doi.org/10.31496/rpd.v16i35.1147

Apontamentos

  • Não há apontamentos.