A Escola Normal de Uberlândia e a formação de professores entre os anos de 1970 e 1990

Autores

  • Carlos Henrique de Carvalho Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Clarissa Betanho Inácio Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v18i39.1170

Resumo

Este estudo é parte da dissertação defendida no ano de 2017, que propôs investigar as estratégias para a formação de professores entre os anos de 1970 e 1990, recorte esse definido por meio da análise de legislações educacionais e documentos da Escola Normal de Uberlândia como diários de classe e regimentos internos da instituição de ensino Colégio Estadual Uberlândia, e entrevistas com ex-professores que ministraram aulas no curso normal da referida escola. Contou-se também com o estudo de um referencial teórico do município em questão para compreensão do momento histórico ali vivido. Para tal, foram utilizados autores como Soares (1995), Gatti e Inácio Filho (2002, 2007). Para compressão do contexto nacional, foi utilizado como referência Napolitano (2014), e para a discussão sobre formação de professores, Saviani (2009). Assim, foi possível compreender o processo de organização da formação docente no município de Uberlândia, tendo em vista as características sociais, econômicas, políticas e educacionais do período. Podemos afirmar que a Escola Normal oscilou entre a necessidade de formação de seus professores e as dificuldades de se instalar e se consolidar enquanto instituição, capaz de atender ao projeto de expansão do sistema educacional.

Biografia do Autor

Carlos Henrique de Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e graduado em História pela mesma instituição. Realizou estágio pós-doutoral em História da Educação na Universidade de Lisboa. É professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado). É Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU, gestão 2017-2020.

Clarissa Betanho Inácio, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Mestre em História e Historiografia da Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia, campus Pontal.

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

de Carvalho, C. H., & Betanho Inácio, C. (2018). A Escola Normal de Uberlândia e a formação de professores entre os anos de 1970 e 1990. Revista Profissão Docente, 18(39), 298–323. https://doi.org/10.31496/rpd.v18i39.1170

Edição

Seção

Artigos