Ser professor: representações sociais de docentes iniciantes de escolas privadas

Autores

  • Laeda Bezerra Machado Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Brasil
  • Camila Afonso Ferreira de Araujo Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Brasil
  • Lucivânia Barbosa Evangelista Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v18i38.1175

Resumo

Este artigo identifica as representações sociais do ser professor construídas por docentes iniciantes de instituições particulares situadas em Recife-PE. O aporte teórico utilizado foi a Teoria das Representações Sociais. Representações sociais são saberes comuns que explicam a realidade e orientam as práticas das pessoas. Trata-se de um estudo de campo que utilizou como instrumento de coleta um questionário, respondido por 20 professoras com até cinco anos de carreira. Os resultados revelam uma representação social do ser professor pautada na possibilidade de formação dos sujeitos. Essas representações sociais são marcadas pelos sentimentos de desvalorização e falta de reconhecimento social da docência.  Indicamos a necessidade de se pensar alternativas que melhor subsidiem o trabalho do docente iniciante na profissão. 

Biografia do Autor

Laeda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Brasil

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional, atuante no Programa de Pós-Graduação em Educação – Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Camila Afonso Ferreira de Araujo, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Brasil

Estudante concluinte do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bolsista FACEPE.

Lucivânia Barbosa Evangelista, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Brasil

Estudante do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e bolsista PIBIC-CNPq

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Publicado

2018-10-11

Como Citar

Machado, L. B., Araujo, C. A. F. de, & Evangelista, L. B. (2018). Ser professor: representações sociais de docentes iniciantes de escolas privadas. Revista Profissão Docente, 18(38), 23–39. https://doi.org/10.31496/rpd.v18i38.1175

Edição

Seção

Artigos