A formação musical na educação infantil: a questão docente e as possibilidades da musicalização

Autores

  • Valéria Regina Botaro Kastein Faculdade Campos Elíseos – FCE, Brasil
  • Marsiel Pacífico Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v18i38.1196

Resumo

A musicalização é um componente fundamental para a Educação Infantil, estando contemplada no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, visto que propicia o desenvolvimento da criança em seus aspectos cognitivos, afetivos, estéticos e sensoriais. Neste artigo, por meio de uma revisão de literatura da área como Rosa (1990), Girard (2004) e Brito (2003), demonstramos o evidente distanciamento do ideal formativo caro à música e as práticas pedagógicas dos profissionais da Educação Infantil. Apesar dos avanços históricos em relação à Educação Infantil, ainda encontramos uma grande defasagem nas práticas de musicalização nas escolas, o que pode ser compreendido como resultante de um conjunto de fatores, no qual, sobretudo, destacamos a falta da formação adequada, seja na formação inicial ou na continuada dos professores da Educação Infantil. Por fim, apontaremos alguns princípios que podem fundamentar uma prática musical mais rica, potencializadora do desenvolvimento da criança.

Biografia do Autor

Valéria Regina Botaro Kastein, Faculdade Campos Elíseos – FCE, Brasil

Professora de educação infantil em Descalvado/SP, Pedagoga, especialista em Ensino de Artes.

Marsiel Pacífico, Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Professor Adjunto no Departamento de Métodos e Técnicas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

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Publicado

2018-10-11

Como Citar

Kastein, V. R. B., & Pacífico, M. (2018). A formação musical na educação infantil: a questão docente e as possibilidades da musicalização. Revista Profissão Docente, 18(38), 143–157. https://doi.org/10.31496/rpd.v18i38.1196

Edição

Seção

Artigos