Aprendizagem baseada em projetos na perspectiva dos alunos

Autores

  • Maria Luisa Cervi Uzun Faculdade de Tecnologia de Franca (FATEC) e Universidade de Franca (UNIFRAN)
  • Jaqueline Brigladori Pugliesi Faculdade de Tecnologia de Franca (FATEC) e Centro Universitário Municipal de Franca (UniFACEF)
  • Carlos Eduardo de França Roland Faculdade de Tecnologia de Franca (FATEC) e Centro Universitário Municipal de Franca (UniFACEF)

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v18i39.1212

Resumo

No contexto de discussões sobre metodologias ativas, especialmente no ensino superior, o presente trabalho objetivou investigar, na perspectiva dos alunos, a sua aprendizagem quando se utiliza o método aprendizagem baseada em projetos (ABP). Optou-se por utilizar o método misto de estudo (quantitativa e qualitativa), de acordo com Galvão, Pluye e Ricarte (2017). Para isso, foi enviado um questionário com 20 itens na escala Likert para verificar o nível de concordância e um item para resposta aberta objetivando fazer análise das mensagens escritas pelos alunos num curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de uma Faculdade de Tecnologia envolvendo as disciplinas de Estatística Aplicada, Interação Humano Computador, Engenharia de Software e Linguagem de Programação. Este artigo é pautado nas principais teorias da aprendizagem de Lev Vygotsky (1896-1934), John Dewey (1859-1952), Carl Rogers (1902-1987) e David Ausubel (1918-2008). Os dados permitiram verificar, na perspectiva dos alunos, aspectos pedagógicos como: o seu grau de satisfação, autonomia, o papel do professor, entre outros.

Biografia do Autor

Maria Luisa Cervi Uzun, Faculdade de Tecnologia de Franca (FATEC) e Universidade de Franca (UNIFRAN)

Mestre em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda, especialista em Educação Matemática pela Universidade de Franca (UNIFRAN) e graduada em Pedagogia e em Matemática pela mesma instituição. Professora Associada da Faculdade de Tecnologia de Franca (FATEC) e professora titular da Universidade de Franca (UNIFRAN).

Jaqueline Brigladori Pugliesi, Faculdade de Tecnologia de Franca (FATEC) e Centro Universitário Municipal de Franca (UniFACEF)

Doutora e Mestre em Ciências de Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (USP), graduação em Ciência da Computação pela mesma instituição, e especialização em Metodologias e Gestão para Educação a Distância pela Universidade Anhanguera (Uniderp). Professora no Centro Universitário Municipal de Franca e (UniFACEF) e na Faculdade de Tecnologia de Franca (FATEC).

Carlos Eduardo de França Roland, Faculdade de Tecnologia de Franca (FATEC) e Centro Universitário Municipal de Franca (UniFACEF)

Mestre em Desenvolvimento Regional pelo Centro Universitário Municipal de Franca (UniFACEF), Bacharel em Ciência da Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos (USP), graduado em Engenharia Elétrica - Modalidade Eletrônica, pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP) e especialista em Desenvolvimento de Software para Web pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor na Centro Universitário Municipal de Franca e (UniFACEF), na Faculdade de Tecnologia de Franca (FATEC) e diretor da França Roland Informática.

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

Cervi Uzun, M. L., Pugliesi, J. B., & Roland, C. E. de F. (2018). Aprendizagem baseada em projetos na perspectiva dos alunos. Revista Profissão Docente, 18(39), 403–414. https://doi.org/10.31496/rpd.v18i39.1212

Edição

Seção

Artigos