O perfil dos docentes do colégio militar de Santa Maria - RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v19i40.1226

Resumo

Os colégios militares possuem, em sua estrutura funcional, diferentes perfis docentes com carreiras distintas, legislações próprias e expectativas e remunerações diversas. Os diversos perfis docentes, no contexto dos colégios militares, surgem a partir dos diferentes processos formativos que os professores realizam em sua trajetória profissional. Os processos formativos, tanto iniciais quanto ao longo da atividade profissional, são de fundamental importância para a constituição do docente e o exercício de sua prática. Essa formação acontece de maneira fundamental no próprio ambiente escolar em ação conjunta com os docentes e a gestão. Este artigo tem por objetivo principal descrever os principais perfis docentes existentes no Colégio Militar de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Assim, por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica, de abordagem quali/quantitativa, buscou-se elaborar uma construção teórica acerca da relação entre formação e perfil docentes e, também, traçou-se as principais características dos quatro perfis docentes do Colégio Militar de Santa Maria (CMSM). Globalmente sustenta-se a reflexão de Monteiro (2015) de que as qualidades pessoais afetivas e morais devem ser mantidas durante a vida profissional e aprimoradas pela formação profissional. Nesse sentido, em termos de resultados, pôde-se apresentar a distribuição dos profissionais dentro da organização da Divisão de Ensino do Colégio Militar de Santa Maria e inferir que a existência de diferentes perfis no CMSM, com planos de carreira e expectativas diferenciadas, permite que ocorra uma interligação de saberes e conhecimentos diferenciados, bem como um dos princípios fundamentais dentro da profissão docente que é a formação na própria prática dentro da Escola.  Como consequência, é possível que o convívio entre os diferentes perfis possa, mesmo que em alguns momentos, criar conflitos e tensões, permitir processos de formação mais próximos da realidade, pois o gerenciamento de conflitos, a capacidade de adaptação e a superação de momentos de instabilidade são hoje inerentes ao trabalho docente.

Biografia do Autor

Emerson Hartmann, Universidade Franciscana - UFN

mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens pela Universidade Franciscana e graduado em Geografia pelo Centro Universitário Franciscano. Possui especializações em supervisão escolar pela UFRJ, Aplicações Complementares às Ciências Militares - Educação pela EsFCEx e Conhecimentos Militares pela ESAO. É oficial do Quadro Complementar do Exército, coordenador de ano e professor de Geografia do Colégio Militar de Santa Maria - CMSM.

Elsbeth Léia Spode Becker, Universidade Franciscana - UFN

Doutora em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria, com mestrado em Engenharia Agrícola e graduação em Geografia por esta mesma instituição. É docente e pesquisadora do curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana – UFN.

Referências

BATISTA, Aline Cleide; ARAGÃO, Ana Lúcia A. Profissão professor: um diálogo acerca das possibilidades e desafios. In: IV ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA UFPI. Universidade Federal do Piauí, 2006. Anais... Disponível em: http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/ eventos/2006.gt1/GT1_20_2006.PDF. Acesso em: 02 nov. 2017.

BENVENUTTI, Leonardo Mateus. Formação identitária docente: caminhos do ser mais. In: ROSSMANN, Márcia A.; BENVENUTTI, Leonardo Mateus; FACENDA, Luisa Cadorim (Orgs.). Dimensão(ões) da prática docente nas licenciaturas: constituição identitária e leituras de Paulo Freire. Passo Fundo: Méritos, 2014.

BRASIL. Comando do Exército. Portaria nº 291. Aprova as Instruções Gerais para o Ingresso e a Carreira do Pessoal Docente Civil do Exército incluso no Plano Único de Classificação e Retribuição de Cargos e Empregos - IG 60-01. 2005.

BRASIL. Normas de Planejamento e Gestão Escolar. Rio de Janeiro: DEPA, 2017.

BRASIL. Estatuto dos Militares. Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6880.htm. Acesso em: 02 jul. 2017.

BRASIL. Boletim do Exército. Brasília, n.40, 06 out. 2017. Disponível em: www.sgex.eb.mil.br/sistemas/be/copiar.php?codarquivo=1546&act=bre. Acesso em: 06 nov. 2017.

BRASIL. Lei nº 7831, de 2 de outubro de 1989. Disponível em: http://www. planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1989_1994/L7831.htm. Acesso em: 06 nov. 2017. (Página 12)

DE PAULO, Jacks Richard. A complexidade da formação de professores de geografia e reflexos na prática de ensino. In: DE PAULO, Jacks Richard (Org.). A formação de professores de geografia: contribuições para mudança de concepção de ensino. Jundiaí: Paco, 2016.

FERRY, Gilles. Pedagogia de la formación. Buenos Aires: Centro de Publicaciones y Material didático, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

______. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

HARTMANN, Emerson. O ensino de humanidades e as práticas docentes no Colégio Militar de Santa Maria - RS. 2018. 149f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino de Humanidades e Linguagens) - Universidade Franciscana, Santa Maria - RS.

HARTMANN, Emerson; BECKER, Elsbeth Léia Spode. Ensino de humanidades e a prática docente no Colégio Militar de Santa Maria- RS. In: XXI SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO- SEPE, 2017, Santa Maria. Anais... UNIFRA, 2017. p.74-75.

LELIS, Isabel. A construção social da profissão docente no Brasil: uma rede de histórias. In: TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude (Orgs.). O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Petrópolis: Vozes, 2008

LIBÂNEO, José Carlos. As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação. In: LIBÂNEO, José Carlos; SANTOS, Akiko (Orgs). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas: Alínea, 2010.

LIMA, Maria do Socorro; GOMES, Marineide Oliveira. Redimensionando o papel dos profissionais de educação: algumas considerações. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortêz, 2012.

MONTEIRO, A. Reis. Profissão docente: profissionalidade e autorregulação. São Paulo: Cortez, 2015.

NOGARO, Arnaldo; CERUTTI, Elisabete. As TICs nos labirintos da prática educativa. Curitiba: CRV, 2016.

NÓVOA, António. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. São Paulo: SINPRO, 2007.

NÓVOA, António. Para uma formação construída dentro da profissão, 2009. Disponível em: http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por. pdf. Acesso em: 30 out. 2017.

NÓVOA, António (Org.). Profissão professor. Porto: Porto, 2014.

NÓVOA, António. Os professores na virada do milênio: do excesso de discursos à pobreza das práticas. Cuadernos de Pedagogía. Barcelona, n.286, p.102-108, dez.1999.

RAUBER, Pedro. Profissão professor: exigências atuais de uma análise. Revista Jurídica UNIGRAN. Dourados, v.6, n.11, p.213-223, jan./jul. 2004.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2007.

ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva dos professores: ideias e práticas. Lisboa: EDUCA, 1993.

Downloads

Publicado

2019-06-07

Como Citar

Hartmann, E., & Becker, E. L. S. (2019). O perfil dos docentes do colégio militar de Santa Maria - RS. Revista Profissão Docente, 19(40), 01–24. https://doi.org/10.31496/rpd.v19i40.1226

Edição

Seção

Artigos