Mapeamento das produções acadêmicas sobre o PNAIC: uma análise epistemológica da produção de conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v19i42.1304

Resumo

O presente artigo tem por objetivo identificar a epistemologia da produção do conhecimento sobre o PNAIC, no período de 2013-2017. A investigação constitui-se no levantamento da produção acadêmica configurada em formatos de dissertações e teses especificamente da base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foi utilizado como referência para a busca das produções o termo descritor “PNAIC”. Dentre os principais resultados obtidos, destacam-se: fragilidades na explicitação da abordagem metodológica adotada e tendência ao materialismo histórico dialético com opção dominante de método de estudo nas produções sobre o PNAIC.

Biografia do Autor

Vanessa Ferreira Arantes, Universidade de Uberaba - Uniube

Doutoranda em Educação pela Universidade de Uberaba. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e graduação em Letras pelo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI). É especialista em Pedagogia Empresarial pela Universidade Federal de Uberlândia e Mestra em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Gustavo Araújo Batista, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de  Campinas com Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Exerce a docência na Universidade de Uberaba e na Fundação Carmelitana Mário Palmério (FUCAMP), mantenedora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FACIHUS). É membro acadêmicos do Athens Institute for Education and Research (ATINER) e do Comitê Científico da Academic Genesis Platform (AGP). De 2011 a 2015 atuou como Pesquisador da Rede de Pesquisadores sobre o Professor da Região Centro-Oeste (REDECENTRO).

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

Arantes, V. F., & Batista, G. A. (2019). Mapeamento das produções acadêmicas sobre o PNAIC: uma análise epistemológica da produção de conhecimento. Revista Profissão Docente, 19(42), 01–23. https://doi.org/10.31496/rpd.v19i42.1304

Edição

Seção

Artigos