O olhar docente sobre as condições de trabalho no Ensino Médio

Autores

  • Danilo Marques Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, Brasil. Secretaria de Educação de Minas Gerais
  • Vera Lúcia Nogueira Universidade do Estado de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-4589-6010

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v20i43.1319

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar as condições de trabalho de docentes atuantes no Ensino Médio a partir de dados de um survey (realizado em 2009 e de domínio público) sobre a docência na Educação Básica em sete estados: ES, GO, MG, PA, PR, RN e SC. O referido survey constituiu na realização de mais de nove mil entrevistas, cuja coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado, porém, o presente artigo analisa dados específicos de um quantitativo de 1.805 sujeitos. Esses foram selecionados – considerando o cômputo geral – a partir dos seguintes critérios: atuavam como professoras(es), prioritariamente, no Ensino Médio ou concomitantemente no Ensino Fundamental. As variáveis selecionadas dos questionários estão atreladas a um dos conceitos mobilizados por este artigo – condições de trabalho – desse modo, foram elencadas aquelas que informassem os atributos sociais, a situação funcional, a formação (inicial e continuada), a carreira e as perspectivas futuras quanto à profissão docente. Entre as várias constatações, destacam-se a predominância do sexo feminino, com mulheres que desenvolvem tarefas domésticas concomitantemente à docência, indicando uma sobrecarga de trabalho, e a concentração de docentes nas faixas etárias mais elevadas, endossando o fenômeno de envelhecimento da profissão. E que a valorização da profissão, sob a ótica dos sujeitos, dar-se-á pela conjugação entre remuneração, carreira, condições de trabalho e formação continuada.

Biografia do Autor

Danilo Marques, Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, Brasil. Secretaria de Educação de Minas Gerais

Graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Minas Gerais Mestrado em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO) da UFMG. 

Vera Lúcia Nogueira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora (2009) e Mestre (2002) em Educação (FaE/UFMG). Pedagoga (1995) pela mesma Instituição. Tem experiência na área da Pedagogia atuando nas áreas de Políticas Públicas; História da Educação; Educação de Jovens e Adultos; Metodologia de Ensino; Projeto Político-Pedagógico; Gestão da Educação e da Escola. É pesquisadora da História da Educação e líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação ? NEPHE/FaE/UEMG - e membro do Centro de Estudos e Pesquisas em História da Educação ? GEPHE/FaE/UFMG. Realizou estágio de pós-doutoramento na FaE/UFMG sob a supervisão do prof. Dr. Luciano Mendes de Faria Filho. Professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana (PPGE) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Bolsista do Programa de Incentivo ao Pesquisador Público Estadual - BIPDT (2016/2017) - Foi vice-coordenadora do Forpred Sudeste (10/2017 a 10/2018).

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Publicado

2020-05-01

Como Citar

Marques, D., & Nogueira, V. L. (2020). O olhar docente sobre as condições de trabalho no Ensino Médio. Revista Profissão Docente, 20(43), 01–25. https://doi.org/10.31496/rpd.v20i43.1319

Edição

Seção

Artigos