Cultura midiática na escola: um olhar para a conservação da água

Autores

  • Gabriela Marcomini de Lima Universidade de Uberaba
  • André Luis Teixeira Fernandes Universidade de Uberaba.
  • Ricardo Baratella Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v19i42.1323

Resumo

O uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ambiente escolar, pode auxiliar o trabalho docente, tornando o processo de ensino-aprendizagem prazeroso e contextualizado, desde que sua aplicação tenha fundamentação pedagógica e crie oportunidades para aplicação do conhecimento construído. O presente trabalho traz um relato de experiência da aplicação dos materiais digitais produzidos pelo projeto “Pelas tramas da cidadania: os recursos hídricos em nossas mãos”, em duas escolas: uma pertencente à rede particular da cidade de Uberaba, MG e outra, da rede estadual de ensino, instalada no município de Itumbiara, GO. O atendimento às escolas foi realizado por alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, que realizaram atividades com três dos materiais produzidos: jogos digitais, cartilha e vídeos. O uso destas mídias atraiu a atenção dos jovens para importantes questões socioambientais atuais, tais como o uso racional água e conservação dos recursos hídricos.

Biografia do Autor

Gabriela Marcomini de Lima, Universidade de Uberaba

Formada em Licenciatura em Ciências Biológicas. Mestre em Tecnologia Ambiental. Docente na Universidade de Uberaba, atuando nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas (EaD), Bacharelado em Ciências Biológicas (presencial) e Engenharia Ambiental (presencial).

André Luis Teixeira Fernandes, Universidade de Uberaba.

Engenheiro agrônomo, formado na ESALQ/USP, turma de 1993, concluiu o mestrado em 1996 na mesma instituição, área de concentração Irrigação e Drenagem e concluiu o doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2001. Atualmente é Pró Reitor de Pesquisa, Pós Graduação e Extensão da Universidade de Uberaba (UNIUBE). É professor permanente dos programas de Mestrado Profissional em Engenharia Química (UNIUBE) e Produção Vegetal (IFTM). Publicou vários artigos em periódicos especializados e mais de 300 trabalhos em anais de eventos. Possui vários livros e capítulos de livros publicados e vários livros organizados. Participou de vários eventos no exterior e no Brasil. É membro da comissão organizadora da Fenicafé, evento realizado em Araguari - MG, no primeiro semestre de cada ano e do Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, evento itinerante, realizado no segundo semestre de cada ano. Participa de vários eventos de pesquisa e extensão em todo o Brasil, ministrando palestras, treinamentos e apresentando trabalhos de pesquisa. Atualmente, participa de vários projetos de pesquisa, extensão e inovação tecnológica. Atua na área de Engenharia Agrícola e Agronômica, com ênfase em Irrigação e Drenagem. Em suas atividades profissionais, interagiu com mais de 300 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Atualmente é membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID), membro titular do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, membro do Conselho Diretor do Instituto de Estudos Avançados em Veterinária José Caetano, membro do Conselho Curador da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - FUNADESP, membro do Conselho Universitário da Universidade de Uberaba (UNIUBE) e das Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU). Ocupa, desde 2017, o cargo de Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA).

Ricardo Baratella, Universidade de Uberaba

Doutorando em Educação pela Universidade de Uberaba. Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba. Graduado em Pedagogia pela Universidade de Uberaba. Licenciado em Ciências - Habilitação Plena em Biologia e Licenciado em Ciências - Licenciatura de Primeiro grau pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Barão de Mauá. Gestor do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e Professor da Uniube. 

Referências

BÉVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação: conceitos, histórias e perspectivas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, p.1081-1102, set. 2009.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. 292p.

BRITO, Glaucia Maria; PURIFICAÇÃO, Ivonélia da. Educação e novas tecnologias: um (re) pensar. Curitiba: InterSaberes, 2012. 143 p.

FANTIN, Monica. Mídia-Educação no currículo e na formação inicia de professores. In: FANTIN, Monica; RIVOLTELLA, Pier Cesare. Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2013. p. 57-92.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente. Campinas: Papirus, 2013. 176 p.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Lima, G. M. de, Fernandes, A. L. T., & Baratella, R. (2019). Cultura midiática na escola: um olhar para a conservação da água. Revista Profissão Docente, 19(42), 01–11. https://doi.org/10.31496/rpd.v19i42.1323

Edição

Seção

Dossiê