Ser mestre em Educação: motivos e motivações por essa Formação Continuada

Autores

  • Wender Faleiro Professor da Unidade Acadêmica Especial de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão - UFG/RC, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6419-296X
  • Maria Amélia Cândida Machado Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão, UFG/RC, Brasil
  • Grazielly Katarinni Gomes Lemos Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão, UFG/RC, Brasil
  • Gigliane Cristine Queiroz Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão, UFG/RC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v20i44.1348

Resumo

A Educação é um caminho cheio de vicissitudes e, observando as redes educacionais, é inegável a emergente necessidade de refletir sobre a importância da formação continuada, tanto latu sensu como strictu senso. Assim esse artigo se dispõe a compreender os motivos e motivações de mestrandos pela escolha e permanência em um Programa de Pós-graduação em Educação do interior do estado de Goiás. A pesquisa é quali-quantitativa, com a utilização de entrevistas semiestruturadas utilizando o aplicativo do WhatsApp. Dos 28 alunos matriculados, 11 aceitaram livremente serem entrevistados. Todos disseram que o mestrado em Educação sempre fora sua primeira opção, e as maiores dificuldades enfrentadas são financeiras e dupla/tripla jornada de trabalho. Quanto às motivações, eles apresentaram as relativas à continuidade dos estudos e melhorias profissionais. A metade disse ter como motivação a possibilidade de mudar o contexto escolar, sua prática docente e serem pessoas melhores para a sociedade.

Biografia do Autor

Wender Faleiro, Professor da Unidade Acadêmica Especial de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão - UFG/RC, Brasil

licenciado e bacharel em Ciências Biológicas, licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Mestre em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais e Doutor em Educação pela UFU. Pós-doutor em Educação pela PUC-GO. Atualmente é Professor da Unidade Acadêmica Especial de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação-Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão. Líder do Grupo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores – GEPEEC e Vice-líder do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação e Desenvolvimento do Campo–NEPCampo.

Maria Amélia Cândida Machado, Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão, UFG/RC, Brasil

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG/RC) – Regional Catalão. Pesquisadoras do Grupo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores (GEPEEC – UFG/RC).

Grazielly Katarinni Gomes Lemos, Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão, UFG/RC, Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (2016). Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG/RC) – Regional Catalão. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores (GEPEEC – UFG/RC).

Gigliane Cristine Queiroz, Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão, UFG/RC, Brasil

Possui graduação em Letras- Português e Inglês pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Pires do Rio. Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG/RC) – Regional Catalão. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores (GEPEEC – UFG/RC).

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Publicado

2020-09-04

Como Citar

Faleiro, W., Machado, M. A. C., Lemos, G. K. G., & Queiroz, G. C. (2020). Ser mestre em Educação: motivos e motivações por essa Formação Continuada. Revista Profissão Docente, 20(44), 01–14. https://doi.org/10.31496/rpd.v20i44.1348

Edição

Seção

Artigos