Incorporação das TDIC e o desenvolvimento do trabalho docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v20i45.1354

Resumo

A incorporação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no contexto educacional afeta o trabalho docente, exigindo dos professores formação profissional, novas ações pedagógicas e conhecimento sobre os desafios e os potenciais educativos das TDIC. Nesse sentido, este trabalho, de natureza bibliográfica, tem como objetivo apontar desafios, potenciais educativos ocasionados pelo uso das TDIC no trabalho docente. Foi desenvolvido a partir da questão: quais desafios e potenciais educativos que a incorporação das TDIC apresenta ao desenvolvimento do trabalho docente? Os resultados apontam que, para a superação dos desafios e o alcance dos potenciais educativos das TDIC, a mudança no fazer pedagógico se faz necessária. Isso implica ações comunicativas, pelas e para as quais, os docentes necessitam se preparar continuamente. Nas considerações finais é destacado que os professores têm desafios a enfrentar, novos conhecimentos para adquirir, e por isso se faz necessária a formação para atuar na cultura virtual.

Biografia do Autor

Rosemar Rosa, Instituto Federal e Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM

Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba, doutoranda no mesmo programa. Tem graduação em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga. Atualmente é professora pesquisadora do Instituto Federal e Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM. É bibliotecária do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico – IFTM.

Sálua Cecílio, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Possui licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santo Tomás de Aquino, Uberaba-MG, mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisadora e professora da Universidade de Uberaba. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, como docente dos cursos de Mestrado e Doutorado. Desde 2017, coordena o referido Programa.

Referências

ALONSO, Katia Morosov et al. Aprender e ensinar em tempos de Cultura Digital, Em Rede Revista de Educação a Distância, Porto Alegre-RS, v.1, n.1, 2014.

BRASIL. Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa Nacional de Tecnologia Educacional –ProInfo. 2007.

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014.

______. Resolução Nº 2, de 1º de julho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

CARVALHO, Lucinda de Assunção Carvalho. Aprender com as TIC. 2011.

CARVALHO, Rosiani. As tecnologias no cotidiano escolar: possibilidades de articular o trabalho pedagógico aos recursos tecnológicos. 2016.

CASTELLS, Manuel. Sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2009. (A era da informação: economia, sociedade e cultura, v.1)

CERVO, Amado Luiz.; BERVIAN, Pedro Alcino.; SILVA, Roberto. da. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil Ltda, 2007.

DEL VECCHIO, Rosangela. A experiência na formação do professor que atua em ambiente virtuais. 2007. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,2007.

FEDOCE, Rosangela Spagnol. A tecnologia móvel e os potenciais da comunicação na Educação. 2010. 274 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Universidade Metodista de São Paulo, 2010.

FELDKERCHER, Nadiane. Tecnologias aplicadas à educação superior presencial e à distância: a prática dos professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO – UNICAMP. 16, 2012, Campinas – SP. Anais [...]. Campinas, SP: Faculdade de Educação da UNICAMP, 2012

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

KENSKI, Vani. Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Papirus editora, 2012.

______. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013

LÉVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.

MORAN, José. Desafios que as tecnologias digitais nos trazem. 2013. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/desaf_int.pdf. Acesso em: 30 jul. 2019.

OLIVEIRA, Cláudio de; MOURA, Samuel Pedrosa. Tic’s na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em Ação, n.1, v.15, 2015.

OLIVEIRA, Maria das Graças Souza. As Novas Tecnologias na Educação: otimizando o processo de ensino-aprendizagem na sala de aula. Só Pedagogia, abril 2014.

SILVA, Ketiuce Ferreira; SILVA NETO, Sertório Amorim e. O processo de ensino-aprendizagem apoiado pelas tics: repensando práticas educacionais. 2008.

SILVA, Lucimar da; STOCHI, Claudia Roberta Rosa S. As novas tecnologias no contexto educacional e a formação continuada: a busca permanente. 2017.

SÚNEGA, Paula Beatriz Camargo; GUIMARÃES, Iara Vieira Guimarães. A docência e os desafios da cultura digital. Revista Reflexão e Ação, v. 25, n. 1, p. 178-197, jan./abr. 2017.

WILSON, Carolyn; AKYEMPONG, Kwame; CHEUNG, Chi-Kim; GRIZZLE, Alton; TUAZON, Ramon. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília-DF: UNESCO-UFTM, 2013.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2020-12-23

Como Citar

Rosa, R., & Cecílio, S. (2020). Incorporação das TDIC e o desenvolvimento do trabalho docente. Revista Profissão Docente, 20(45), 01–14. https://doi.org/10.31496/rpd.v20i45.1354

Edição

Seção

Artigos